Cultura mental da desculpa

O que você vai fazer para superar o momento de recessão financeira? Hoje como vivemos uma época de recessão financeira e crise politica, instalou-se uma cultura de reclamação e desculpas. Esse hábito quando é demasiado pode ocasionar problemas nas organizações, seja ela pública ou privada....

O que você vai fazer para superar o momento de recessão financeira?

Hoje como vivemos uma época de recessão financeira e crise politica, instalou-se uma cultura de reclamação e desculpas. Esse hábito quando é demasiado pode ocasionar problemas nas organizações, seja ela pública ou privada, essa atitude vinda pelo gestor causa um efeito espiral que contamina os colaboradores, que também começaram a reclamar da situação, em pouco tempo o inconsciente social desse ambiente sofrerá, e uma queda no desempenho acontecerá, pois o foco foi desviado para o problema.

O ser humano tem o instinto de se defender, e isso acontece quando somos acusados ou responsabilizados por algo, e a tendência é reclamar de terceiros ou dar desculpas que envolvem outras pessoas e o sistema. Esse mecanismo é instalado desde o nascimento, sendo utilizado demasiadamente por pessoas que não tem maturidade suficiente para receber um feedback negativo ou mesmo ser cobrado, por resultado, data e desempenho.

Algumas atitudes são comuns quando essa cultura mental da desculpa se instala, como o de fingir que não há problemas, ou a de apontar culpados, esperar que algo milagroso caia do céu, virar o rosto para o problema, reclamar sobre o problema e sobre a solução proposta, e o vitimismo.

Todas as pessoas que reclamam detêm habilidades e inteligências ocultas, que precisam ser desenvolvidas para que não se instale a cultura mental da desculpa. O processo de Coaching vem para apoiar o desenvolvimento dessas habilidades e inteligências, através de ferramentas cientificas e perguntas voltadas ao resultado, tirando assim o foco do problema.

Com o tempo o Coachee assume esse novo hábito de focar na solução, deixando a velha perspectiva que era voltada a reclamações e desculpas. Essa nova postura faz com que sua modelo mental trabalhe de forma mais assertiva e produtiva. Lembrando que a mente não separa o real do imaginário, sendo assim o pensamento voltado para o problema lhe trará sensações negativas e depressivas, o inverso ocorre quando a sua mente está voltada para o pensamento produtivo, aquele que formula ações voltados para a solução.

Explore sua mente em busca de algo maior, não caia na cultura menta da desculpa. Agora, após essa reflexão, deixo duas perguntas:

1. O que você vê de bom nos problemas que está enfrentando? (seja pessoal ou profissional)

2. Quem você quer modelar para alcançar o que deseja? O que essa (s) pessoa (a) faz que você gostaria de fazer igual ou melhor?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Adriano Betelli

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching, PCC, PECC, pela SLAC. Experiência em PNL. Formado em Educação Física, 2010. Administração e Marketing Esportiva, 2011. Especialista em Fisiologia do Exercício, 2014.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.