Nosso país vive uma crise de produtividade em todos os setores. De acordo com um estudo publicado pelo banco Credit Suisse no ano de 2017, a produtividade brasileira está estacionada desde 1980. 

Claro que este estudo leva em consideração vários fatores, como a infraestrutura do país, crescimento do PIB, despesas, entre outras variáveis.

Mas como nós podemos melhorar a nossa produtividade, no trabalho, em casa, no dia a dia? 

Com o aumento do volume de atividades diárias, a cada fim de mês a pressão aumenta e você se sente cada vez mais cansado, sem tempo e pouco produtivo. Aquela sensação que seu dia não rendeu e mesmo assim você está exausto. O seu sono também já não é tão bom, o que reflete no seu próximo dia de trabalho.

Existem várias maneiras de melhorar a produtividade diária, como técnicas, criação de novos hábitos, ferramentas de coaching, entre outras. Mas o que quero apresentar neste artigo é uma sequência de atividades que poderá te ajudar a partir de hoje a ter um dia mais produtivo.
Transforme sonhos em realidade

Primeiramente, comece o dia no dia anterior. Sim, o planejamento de amanhã deve começar hoje. Para que a pressão do dia não defina o que você deve fazer, liste as principais atividades que precisam ser feitas no dia seguinte. 

Isso ajudará você a ter um sono melhor, pois todas as preocupações já estão planejadas e serão executadas, então seu cérebro vai poder descansar.

Em seguida, lembre-se de uma atividade que você tem adiado fazer e que tem consumido sua energia. Sempre deixamos uma tarefa para depois por não ser importante no momento. Tire essa atividade do seu colo e finalize-a o quanto antes.

Garanta que parte dessas tarefas estejam ligadas a seu sonho, seu projeto pessoal. Mesmo que seja apenas um pequeno serviço, tenha em mente a necessidade de fazer algo para seu objetivo. 

Por exemplo, sua meta é fazer uma viagem internacional no final do próximo ano, então garanta que uma pequena tarefa como definir uma cidade do roteiro esteja no seu plano. Isso vai te trazer uma sensação de conquista e que você está mais próximo do seu sonho. 

No caso da meta profissional, essas atividades devem estar alinhadas às suas entregas, como o resultado mensal, relatórios, ao que realmente você foi contratado para fazer.

Ao final do dia, avalie e aprenda com os erros e já planeje o dia seguinte, depois de agradecer pelas coisas boas que ocorreram. Comemore, pois seu dia foi melhor que ontem e amanhã será ainda melhor.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.