Quando falamos de crise temos por hábito olhar tudo de uma forma negativa, nos levando a pensar e agir como a grande parte das pessoas. Porém, para pessoas que possuem um olhar otimista para as coisas esse momento é considerado uma grande oportunidade de se destacar e fazer a diferença em sua área de atuação. Este pequeno grupo de pessoas acaba saindo a frente dos demais e, muitas vezes, saem como vitoriosas criando seus cases de sucesso!!!

E a pergunta que não quer calar é “O que fazer para estar dentro desse grupo seleto de pessoas de sucesso?”. A resposta é simples e acredito que acaba até sendo um clichê, “Pense fora da caixa”. Um termo bastante utilizado pelas pessoas quando querem que a outra pense diferente.

Mas como pensar fora da caixa? Quando é dado o foco no problema a pessoa acaba se limitando e bloqueando os seus melhores pensamentos, impedindo-a de achar uma alternativa assertiva para a solução. Quando é dado o foco na solução, começa a surgir uma verdadeira chuva de ideias possibilitando a melhor escolha para uma solução mais assertiva.

E agora você deve estar se perguntando, “E o que ter o foco na solução tem haver em se destacar em momentos de crises?”

Vamos lá, em momentos de crise grande parte das pessoas estão ocupando a maior parte de seus pensamentos com os problemas que a crise poderá causar, ou seja, a pessoa fica parada reclamando e em nenhum momento pensa em alternativas para driblar esses possíveis obstáculos, transferindo a culpa de tudo que ocorre de errado em sua vida na crise. E quando isso acontece o risco de retroceder é muito grande impactando diretamente sua performance em vários campos da sua vida.

Então como se destacar? Estamos tão condicionados a seguir o maior grupo ou seguir a maré, que sem perceber estamos conectados no automático, e o nosso desafio é sair do automático e conduzir nossas próprias ideias. Mas esse assunto fica para um próximo bate-papo. Para apoiá-lo a se destacar na sua área de atuação ou até mesmo na sua vida pessoal, segue abaixo algumas dicas que eu acredito que irão fazer a diferença em seu dia a dia!

Dica 1: Investir no conhecimento e desenvolvimento nunca é demais, pois lembre-se, enquanto grande parte das pessoas estão retraindo e retrocedendo o profissional que sai na frente é aquele que vai contra a maré e, por muitas vezes, é chamado de louco. Lembrando que os grandes nomes da história que contribuíram com a evolução do mundo eram considerados loucos!!!

Dica 2: Seja sempre empático e atencioso com seus cliente e pares. Infelizmente nos dias de hoje está cada vez mais escasso o profissional que faz da sua presença uma visita agradável, e aqueles que sabem dar um bom dia com um belo sorriso sincero trabalhando todos os grupos musculares do rosto, quebram qualquer gelo de um cliente ou par, transformando sua presença em algo muito agradável!!!!

Dica 3: Aprenda a escutar. Hoje existe um grupo grande de pessoas que ainda não sabem a diferença entre ouvir e escutar, deixando inúmeras oportunidades passarem desapercebidas durante o seu dia por muitos motivos. Um deles é estar tão no automático tentando decifrar a mensagem que o locutor está tentando passar que deixa de dar a devida atenção como um bom receptor, deixando assim informações e detalhes importantes passar desapercebido.

Parabéns! Você deu mais um passo de sucesso buscando conhecimento. Lhe desejo muito sucesso!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Fernando Antonio Serafim de Oliveira