Qual é o significado da palavra hábito? Segundo o dicionário, hábito é uma maneira frequente de ser e agir, também pode ser considerado como mania, costume, regra ou modo. Em resumo: é qualquer comportamento repedido regularmente. 

Muitos dos seus hábitos não passam de manias e, algumas delas são maléficas para nós e a quem está ao nosso redor. Vou dar um exemplo de um que nos faz mal, mas é comum a quase todos: acessar as redes sociais assim que acorda. Por que ao invés de fazer isso, você não prioriza tomar um bom café da manhã, ver o noticiário ou conversar com seus familiares? 

Um outro hábito que faz mal ao próximo, mas que costumamos a praticar constantemente é falar sem pensar. Esse é sem dúvida uma arma poderosa de destruição. 

A mudança depende de você

Todo e qualquer hábito pode ser mudado, porém, já vou avisando que não é tão simples quanto parece, uma vez que mudar requer renúncia em muitos casos. Para criar hábitos novos a regra é a mesma. Precisamos inserir a nova rotina no nosso cotidiano e manter o comportamento até que nosso cérebro o transforme em um hábito. 

E aí que vem um ponto-chave: o tempo. Quanto mais complexo for, mais tempo levará para se adquirir um novo hábito. Em estudos feitos pela Universidade de College London, 66 dias foi o tempo médio para se adquirir um novo hábito - já os mais complexos levaram cerca de 84 dias. 

Se essa mudança te fizer bem, com certeza você não sentirá esse tempo passar. A dica é começar aos poucos e gradativamente ir evoluindo. 

A seguir dou algumas dicas para você conseguir inserir no seu dia-a-dia e conseguir mudar hábitos:


ACORDAR 10 MINUTOS MAIS CEDO

Não é fácil se você for como eu que adora dormir, mas é possível. Acordar mais cedo te dará tempo de programar seu dia, de tomar um belo café da manhã, ler pelo menos uma página de um livro. Quando acordamos em cima do horário, nosso dia já começa agitado e estressante. Uma dica, para acordar 10 minutos mais cedo, você pode se programar a noite, já deixe tudo organizado para facilitar a sua nova rotina. Você irá se beneficiar muito e sentirá que seu dia rende mais. 


LEIA UMA PÁGINA POR DIA 

Você já deve saber a importância da leitura, então nem vou comentar sobre isso. Escolha um livro que irá lhe acrescentar com um assunto agregador para que você seja uma pessoa melhor. 

Se você não tem tempo de ir até uma livraria não tem problema! Isso não é uma desculpa, basta baixar alguns no seu próprio computador. Comece com uma página por dia. Depois de certo tempo eu tenho certeza que começará a ler um livro por semana.


CORRA 5 MINUTOS POR DIA 

Para correr você não precisa gastar nem um centavo, não é necessário pagar academia, nem nada! Criar esse hábito te ajudará a reduzir o teu peso corporal, melhorar o teu nível de colesterol, aumentar a capacidade cardiorrespiratória, reduzir os riscos de infarto, ativar a circulação sanguínea e diminuir problemas do coração, entre outros benefícios. 


RECLAME MENOS 

As pessoas que reclamam demais estão fadadas ao fracasso e são imãs de coisas ruins. Geralmente, essas pessoas são sempre vítimas e nunca assumem a responsabilidade pelo que acontece em sua própria vida. Um pensamento típico de quem apresenta esse padrão é: "Pobre de mim".

Por força da lei e intenção essas pessoas conseguem ser o que realmente pensam: pobres. Tome hoje uma postura diferente, em vez de reclamar agradeça. Sua vida vai mudar! 


FALAR SOBRE IDEIAS E NÃO SOBRE PESSOAS 

Fazer rodinha para falar da vida alheia é sem dúvida algo que tem que mudar na sua vida. A grande verdade é que se você tem esse hábito, existem grandes indícios de que terá que mudar o seu ciclo social também.

De qualquer forma, quando se reunir com seus amigos (a) fala algo edificante, algo que vai somar e acrescentar.


Conclusão

A mudança acontece se reconhecermos que precisamos mudar, se você sabe que precisa disso não fique parado se vitimizando, tome uma atitude faça algo! Espero que esse texto tenha contribuído para o seu crescimento.  




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.