Melhorar a produtividade tem sido uma demanda crescente nos últimos tempos. Em primeiro lugar você deve identificar o que está afetando o seu resultado: alguns são procrastinadores, outros não priorizam suas tarefas e outros ainda, gastam muito tempo ao final de cada tarefa para definir o que devem fazer em seguida. 

Veja algumas dicas que podem te ajudar a gerar o resultado que deseja:

A sua vida é composta por setores diferentes e que devem, preferencialmente, estar equilibrados, mesmo que não seja 100% do tempo. Ou seja, ao focar em uma meta, você pode, por exemplo, precisar diminuir o tempo para o lazer.

Identifique o tempo ideal e o possível para cada área de sua vida: trabalho, família, amigos, lazer, saúde.

Mapeie o tempo que gasta com determinadas atividades e deslocamentos.

Faça os ajustes necessários na sua agenda, seja em papel ou aplicativo.

Planejamento não é tempo perdido. Se você tem uma meta, deve fazer um planejamento macro para conseguir alcançá-la. Para isso, é necessário identificar quais as etapas e tarefas que precisam ser cumpridas e definir o que precisa fazer primeiro. Afinal, algumas tarefas precisam ser feitas antes de outras, pois existe uma relação de dependência. A seguir identifique, por exemplo, o que deverá ser cumprido a cada quinzena ou mês. Este planejamento o manterá no foco a cada semana, pois servirá de referência e poderá ser atualizado sempre que houver necessidade.

Ao planejar sua semana o plano geral deve ser consultado. Sua semana é composta por atividades cotidianas relacionadas à sobrevivência e à saúde, e também terá atividades de manutenção relacionadas ao seu trabalho, nem sempre agendadas por você, como reuniões, elaboração de propostas comerciais e relatórios.

Mas, além de tudo, você tem uma meta e não pode finalizar a semana sem caminhar mais um pouco em direção a ela. O que você deve fazer esta semana para que sua meta seja alcançada? Em que ponto você está? Você está conseguindo seguir seu planejamento geral sem deixar de fazer a manutenção de sua vida profissional e pessoal?

Identifique, a cada semana, o que é importante e o que é urgente. Muitas vezes somos reféns apenas do que é urgente, e isso acontece quando não temos controle sobre nosso próprio tempo. Nosso tempo é gerido por outros e não por nós mesmos.

Quando você tem um plano, sabe para onde ir e o que deve fazer primeiro, o que diminui as desculpas para a procrastinação, faz você ver sentido em suas tarefas e perceber o enorme prazer em alcançá-las. 

O plano também o ajuda a acolher os desvios que acontecem no caminho, pois é muito mais fácil incluir algo novo se já tem uma boa ideia do que é mais importante a ser feito.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.