Acredito que você já tenha ouvido “os opostos se atraem”. Já fomos levados a acreditar que quando há duas entidades diferentes positivo e negativo pode significar um equilíbrio. Embora esta ideologia possa estar certa, mas na maioria das vezes, não é o que acontece na vida real.

Encontramos no meio corporativo pessoas com perfis: introvertidos e extrovertidos, agitado e os mais calmos, pragmáticos, pessoas com foco na ação, ainda tem aqueles que adoram uma regra e um ambiente claro e previsível, como também há aqueles que não podem ouvir a palavras “rotina”. Enfim encontramos diversos perfis de pessoas que temos que lidar todos os dias. Sejam eles clientes ou colegas de trabalho.

Segundo um estudo conjunto realizado pelo Instituto de Pesquisa da Universidade de Stanford, Universidade de Havard e Fundação Carnegie, 15 % das razões pelas quais se conquista, mantém-se e consegue-se uma promoção em um emprego estão ligados à capacidade e conhecimento técnico. Os 85% restantes, no então ligados à habilidade para relacionar-se com os outros, além do grau de conhecimento sobre o comportamento humano que a pessoa possui. É mais fácil adquirir conhecimento técnico do que habilidades com pessoas.

Para que você lide da melhor forma com perfis diferentes do seu, primeiro precisa se conhecer, entender como funciona seu comportamento, quais são suas preferências e deficiências. Não basta voltar os olhos apenas aos outros, é fundamental olhar para dentro. Todos nós possuímos forças, todos nós possuímos fraquezas e algo a desenvolver. Dependendo da intensidade, situação e maneira como fazemos alguma coisa, uma característica nos ajuda ou atrapalha

Esse autoconhecimento pode ser adquirido através de relatórios específicos sobre comportamento. Atualmente existem diversos relatórios que fazem esse tipo de análise, utilizo uma ferramenta chamada DISC em meus processos de Coaching. Através de sua metodologia fácil e universal, é possível criar uma linguagem comum, adequada e respeitosa, permitindo a convivência e a comunicação harmoniosa entre todas e quaisquer pessoas, levando a maiores níveis de sucesso, felicidade e menos stress.

Pessoas com altos níveis de autoconhecimento, assim como de conhecimento a respeito dos outros, tendem a ter maiores níveis de sucesso.

Basicamente nós temos quatro perfis comportamentais segundo pesquisa de William Marston. O pai da teoria DiSC.

1º Pessoas com alta Dominância:Refere-se como essa pessoa lida com problemas e desafios, geralmente com a dominância alta essas pessoas buscam decisões, superação de obstáculos e resultados.

Eles querem ser pioneiros, gostam de desafios e almejam conquistar grandes realizações. Suas motivações são pelos resultados. Para lidar com essas pessoas prefira entregar um ambiente com liberdade, autonomia e com pouca rotina.

Com essas pessoas evite: Fazê-lo perder tempo, enrolar. Seja direto e objetivo.

2: Pessoas com alta influencia: Trata-se de como a pessoa lida com pessoas e como a influência. Geralmente pessoas que tem esse padrão preocupam-se com as pessoas, são amigáveis, extrovertidos e estimulantes. Evitam conflitos e preferem um ambiente de diversão e alegria. Um alto “I” (influência), são pessoas importantíssimas em uma equipe, pois são motivadores e mantém geralmente a equipe unida.

Com essas pessoas evite: Ser curto demais e frio. Eles preferem uma relação com maior afinidade

3: Pessoas com alto Estabilidade: Refere-se como a pessoa lida com as mudanças e o ritmo. Tem como característica colaborar e lidar com processos. São caracterizados pelo trabalho em equipe, preocupa com pessoas.
São orientados por tarefas e pessoas, preferem um ambiente claro à improvisação. São pessoas que são planejadas e possuem plano para tudo.

Evite: Focar respostas rápidas ou interrompê-los.

4: Pessoas com alta Cautela: Trata-se como a pessoa lida com processo, regras e procedimentos. Geralmente são reflexivos e questionadores. São atentos a detalhes, possui um comportamento lógico, metódico e cuidadoso. São diplomáticos e são voltados a procedimentos, fatos e dados concretos. Não possuem dificuldades com regras, procedimentos e códigos de conduta. Na verdade, até preferem.

Evite: Ser informal ou pessoal demais.

Se reconheceu em algum dos padrões acima? Quando você se conhece, acredite estará aberto para conhecer e lidar com o outro. Todos nós temos preferências, o segredo é saber se adaptar afim de conviver de uma forma harmoniosa mesmo com as diferenças, já que precisamos nos comunicar diariamente seja com clientes internos, externos, nossos companheiros, equipe, filhos amigos entre outros.

Lembre-se: “Aquele que conhece os outros é inteligente, mas aquele que conhece a si mesmo é sábio” LAO TZU

Abraços.



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