"O Coaching não é nada daquilo que eu achava que era"

Esta foi a frase que repeti para mim após a primeira hora do curso de formação em Coaching da SLAC®. Acredito que todos os participantes, ao saírem das formações, criam uma opinião a respeito do assunto. 

A fala do Sulivan França explicando o que não era Coaching foi tão impactante, que por um momento me questionei se havia feito a escolha certa.

Entre o momento da primeira explicação do que era e não era Coaching, senti algumas sensações estranhas e desconfortáveis. Comecei a me perguntar quais eram os motivos que me levaram a ter uma concepção totalmente distorcida do significado real desse método. A partir desse momento me dei conta de que o cenário brasileiro na área de Coaching está causando uma bagunça no entendimento das pessoas.  

Sabe os restaurantes japoneses que oferecem um cardápio composto por 70% de pratos que são qualquer coisa, menos comidas originárias do Japão? Foi isso que eu pensei sobre todos conteúdos que consumi dos que se autointitulam especialistas em Coaching no Brasil e que atraem milhares de pessoas para imersões que são qualquer coisa, menos Coaching.

Quando iniciaram as primeiras perguntas, percebi que eu não era o único e que a maioria das pessoas não tinha a menor noção do que era a metodologia.   

Foi então que a dúvida começou a se transformar em expectativa para ouvir a explicação do Sulivan sobre o que, afinal, era o Coaching. A cada fala, o quebra cabeça foi sendo montado de forma brilhante e muito clara.  

Quando a explicação veio, meu coração bateu mais forte. Fiquei impressionado e fui totalmente impactado pelo método. Colocar o indivíduo como protagonista das suas escolhas é extraordinário! Desenvolver uma escuta atenta, estruturar essa escuta e, por meio de perguntas, levar o sujeito a pensar em ações que nunca pensaria, é no mínimo honesto e uma forma incrível de apoiar as pessoas. Sem falar na postura neutra, sem julgamentos, focada simplesmente na meta do coachee.  

Depois do primeiro dia do primeiro módulo, tive a certeza de que fiz a escolha certa. Ao terminar o quarto dia percebi o quanto esse curso de formação da SLAC® foi além das expectativas para mim.

Acredito que todos que passam pelos cursos da SLAC® precisam se apropriar da visão da empresa e levar para as pessoas o que realmente é o método. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.