Você que é empreendedor, dono de uma pequena ou microempresa, já deve ter se perguntado em algum momento: “Será que o coaching pode ajudar a alavancar o meu negócio?” A resposta curta e direta é: "Sim, muito!"

Mas, vamos falar mais sobre isso. O seu negócio é inevitavelmente um grande espelho que reflete quem você é. A estrutura da sua empresa, os processos, a maneira como seus clientes são atendidos, a organização contábil, a cor da fachada da sua loja (se tiver uma), a limpeza do seu escritório (ou a falta dela), o design do seu website, o tipo de letra usada no seu cartão de visitas, etc, cada pequeno detalhe do seu negócio reflete diretamente quem você é, esteja você plenamente consciente disso ou não.

Quanto menor o tamanho da sua empresa maior o grau de dependência que ela tem de você, das suas habilidades, do seu conhecimento e das suas competências comportamentais. O sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à sua performance individual, portanto as suas forças ou fraquezas pessoais afetam diretamente o seu faturamento, principalmente nas micro e pequenas empresas.

Pare e pense um pouco: Quais dos seus pontos fracos podem estar influenciando negativamente o desempenho do seu negócio hoje? Falta de organização? Falta de foco? Pouca ou nenhuma disciplina? Dificuldade nos relacionamentos com funcionários ou clientes? Demora na tomada de decisões (você fica em cima do muro)? Excesso de análise? Impulsividade? Impaciência?

Basta um pouquinho de reflexão e você será capaz de apontar o que pode melhorar em si mesmo para que a sua empresa também melhore. Sim, qualquer que seja a sua fraqueza hoje pode ser minimizada ou eliminada completamente em prol do seu negócio. Quando você melhora na vida pessoal, automaticamente seu desempenho profissional melhora, incluindo seus relacionamentos e seu faturamento. Quando você cresce, sua empresa cresce e as vendas crescem. O que você precisa desenvolver neste momento para que sua empresa cresça ainda mais?

Você tem feito uso de todos os seus pontos fortes? Está aproveitando todas as suas características positivas? Está usando todas as suas habilidades? Está colocando em prática todo o seu potencial e seus talentos à serviço da sua empresa? Onde mais você precisa se desenvolver para alavancar a produtividade do seu negócio? Melhorar seu atendimento? Na fidelização dos seus clientes para aumentar os lucros? Por que tem desperdiçado seus talentos? Por que está perdendo tempo? 

É exatamente aqui que a metodologia coaching entra para fazer a grande diferença no seu negócio. O processo de coaching será um grande catalisador de mudanças necessárias que vão impulsionar você e a sua empresa para o próximo nível.

Sabendo que o sucesso do seu empreendimento depende em grande parte das suas habilidades pessoais, das suas competências, da sua motivação interna e da sua capacidade, atualmente qual é o seu principal ponto a ser melhorado? Qual habilidade ou competência comportamental você precisa desenvolver para causar maior impacto positivo no crescimento da sua empresa?

Seja qual for o seu diagnóstico, o coaching é altamente recomendado como ferramenta de desenvolvimento e crescimento pessoal que levará, consequentemente, ao crescimento do seu negócio. 

Muitas vezes a pessoa não consegue fazer esse diagnóstico sozinha, e o processo de coaching será a sua ferramenta de diagnóstico, apoiando na identificação dos pontos fortes e fracos, para que a pessoa possa então dar início ao seu desenvolvimento.

No ano de 2011 uma pesquisa global conduzida pela PriceWaterhouseCoopers e citada em artigo na revista Forbes por Matt Symonds apontava o grande crescimento da busca pelos processos de business coaching e executive coaching e seus resultados positivos para as empresas. A pesquisa concluiu que o retorno sobre investimento (ROI) médio obtido feito nos processos de coaching foi de 7x o investimento inicial e apontou também que cerca de 25% dos pesquisados reportaram entre 10 e 49x o retorno sobre investimento em processos de coaching.
Transforme sonhos em realidade

Dados do mesmo período revelam que empresas como GE, Goldman Sachs e Google investiam, só nos Estados Unidos, cerca de 1 bilhão de dólares por ano em processos de coaching para o desenvolvimento de seus líderes. 

Enquanto em um passado mais distante esse investimento era feito para remediar e corrigir desempenho e resultados medianos. Hoje essas e outras grandes empresas já incluem em seus orçamentos anuais o investimento em processos de coaching para o desenvolvimento e formação contínua de líderes de alta performance. 

No entanto, os processos de coaching não estão restritos apenas às grandes empresas e para o alto executivo. Atualmente até mesmo profissionais liberais das mais diversas áreas de especialidades, incluindo obviamente micro e pequenos empresários de inúmeros segmentos, estão investindo em processos de coaching como ferramenta para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

E esses empreendedores têm obtido resultados extraordinários nas suas empresas a partir do seu desenvolvimento pessoal utilizando a metodologia coaching. Grande parte dos relatos revelam também um maior nível de satisfação geral na vida pessoal.

Com um investimento acessível no seu desenvolvimento pessoal você pode alavancar consideravelmente os seus negócios e como bônus ainda melhorar os seus relacionamentos pessoais e profissionais, vivendo com mais tranquilidade e felicidade.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.