Você que fez o curso de Coaching conheceu e viveu a técnica com intensidade durante as aulas, provavelmente saiu do programa inspirado e motivado a aplicar isso na sua vida e na de muitas pessoas. Teve esse sentimento porque uma coisa é certa: todo mundo tem demanda e você sabe que pode ajudar!

As pessoas têm infinitas demandas e você tem agora uma ferramenta valiosa para auxiliá-las, ajudá-las, inspirá-las e conduzir processos de transformação. 

Agora você é um coach! Mas é um coach sem coachees, sem clientes, sem rede de contatos, sem indicações, sem ideia de quanto cobrar e, talvez, sinta-se até receoso em relação à quantia que vale seu serviço. É difícil começar quando não se sabe nem por onde.

Conversar com as pessoas, explicar o processo, dar o preço e aplicar a técnica. É um sonho? É uma meta? Apliquemos, então, o ORIENTA: 

1.    OUVIR

Participei do curso, me inspirei, saí de lá encorajado e quero trabalhar com isso. Quero estar nesse papel de condutor de processos, mas sou de outra área, não tenho consultório, não tenho experiência e nem sei por onde começar?  

2.    REPORTAR

Nesse discurso é observável uma clara meta: trabalhar como coach de verdade. Junto com a meta, observa-se um sem número de desculpas, inseguranças, mecanismos de defesa, confusão e medo.

3.    INSPIRAR

Ninguém além de você pode começar a investir nessa área por você. Quer mesmo trabalhar com isso? Saber o que te motiva e o que te faz realmente querer viver de processos é uma maneira de encorajar-se a ponto de estabelecer os primeiros passos e sair do estado de inércia. Se não houver inspiração, não haverá o senso de urgência para a realização deste sonho: ser um coach de verdade

4.    ENTREPOR

É certo que neste percurso, que podemos chamar de jornada, surgirão dúvidas, incertezas, medos e questões (aparentemente) sem saídas. Nesses momentos, é importante que você pesquise. Pesquise dentro de você as respostas (e também as perguntas) certas. Pesquise na internet soluções para os problemas práticos que você detectar e ainda não souber como resolver. Estude(-se).

5.    NAVEGAR

Conforme você for avançando nas tarefas, criando confiança, alimentando e se aproximando do seu sonho, terá de estar pronto para mudanças cada dia mais decisivas e mudanças de comportamento profundas no seu cotidiano. Terá de estar preparado para tomar decisões e bancá-las.

6.    TRABALHAR

Assim sendo, o que você pode começar a fazer agora, assim que terminar de ler este artigo para dar um primeiro passo? Com quem você pode conversar? O que você pode pesquisar? Qual pergunta deve se fazer? Quais perguntas deverá se fazer?

7.    AVALIAR

Conforme o tempo for passando, seguramente você sentirá e saberá se está caminhando em direção de tornar-se um coach de verdade. Os indicadores estarão dentro de você. Se perceber que está se aproximando do almejado, ótimo, siga em frente! 

Se constatar que não... quem além de você é responsável peso seu sucesso? O que você pode fazer de diferente? O que pode fazer que ainda não fez? Qual pergunta você ainda não se fez? Siga em frente! Só você tem responsabilidade pela sua própria vida!

 


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.