Coaching é uma metodologia que auxilia as pessoas a alcançarem seus objetivos e metas através da utilização de ferramentas de desenvolvimento pessoal, gestão, etc. capazes de extrair o melhor do ser humano para a obtenção de resultados altamente gratificantes.
A metodologia do Coaching auxilia qualquer pessoa a obter o melhor resultado possível com o melhor que ela mesma tem, garantindo, assim, o apoio que faz as pessoas brilharem, ajudando a se descobrirem e atravessarem a ponte entre seus sonhos, metas e suas realizações.
Com fundamento no desenvolvimento de competências técnicas e emocionais, o Coaching funciona como uma forma de contribuição para a estabilização e o desenvolvimento contínuo do procedimento profissional. Fomento para a motivação, rendimento, capacidade e sucesso, o Coaching aproveita as capacidades e os conhecimentos da própria pessoa para que ela consiga alcançar os objetivos que pretende empreender!
O processo de Coaching se inicia através da contratação de um profissional habilitado, denominado Coach. Este profissional necessariamente deve ter certificação profissional de Coach para atuar com a metodologia de Coaching.
A duração do processo é, em geral, de 02 meses e meio (10 sessões semanais), podendo atingir resultados significativos por meio das sessões que, em média, duram uma hora. Durante o processo, o cliente, denominado Coachee, define o objetivo que quer alcançar, que pode ser desde a gestão do tempo, o relacionamento interpessoal/intrapessoal, o trabalho em equipe, a motivação de equipes, comunicação, liderança, até uma transição de carreira, perda de peso, viagem, etc.
Os resultados são notoriamente percebidos pelo próprio cliente, como também por pessoas que fazem parte do seu círculo de convivência. Os tipos mais comuns de Coaching são o Coaching de vida e o Coaching de carreira.
O Coaching de vida objetiva a capacitação das pessoas na sua auto realização pelo alcance de suas metas, alinhando-as para uma vida equilibrada com seus valores, missão e propósito de vida. Trata-se de um processo metodológico utilizado para ter uma melhor qualidade de vida e alcançar metas pessoais como casamento, aquisição de bens, viagens, preparação para provas e concursos entre outras finalidades.
A meta a ser trabalhada pode estar em qualquer área da vida da pessoa, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, família, etc. O Coach apoia o Coachee (cliente) na definição da meta, auxiliando-o a definir estratégias para alcançar os resultados almejados e também na superação dos desafios que aparecerem ao longo do caminho.
Durante o processo de Coaching, o Coach trabalhará para manter o Coachee em ação para que, ao final, ele realize o que se propôs a fazer. Atualmente existem diversas terminologias de Coaching que nada mais são do que o Coaching de vida: “Coaching de Casamento (ou de noivas)”, “Coaching para Emagrecimento”, “Coaching Financeiro”, “Coaching para concursos públicos”, etc.
Já o Coaching de carreira se desenvolve exclusivamente na orientação de carreiras profissionais, auxiliando a pessoa (Coachee) a desenvolver metas e objetivos que estejam de acordo com seu perfil profissional. A modalidade de Coaching de carreira também pode ser utilizada para as pessoas que desejam iniciar uma transição de carreira ou até constituir o próprio negócio. O Coaching de carreira pode ser utilizado, ainda, como suporte para a tomada de decisão e definição de competências a serem trabalhadas exclusivamente pelo profissional.
As modalidades de Coaching e a aplicação da metodologia devem ser precedidas da contratação de um Coach. Por isso, a utilização desta metodologia de sucesso deve necessariamente passar pela contratação deste profissional. Desta forma, para obter sucesso nos seus objetivos e metas profissionais/pessoais, utilize a metodologia do Coaching através da contratação de um Coach.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.