Tenho algumas pessoas de sucesso como mentores, como Bill Gates, Antony Robbins entre outros. Não por coincidência, eles tem padrões de pensamento similares e trazem em sua fala que, para se ter sucesso, há um conjunto de fatores que deverão ser seguidos.

É claro que cada um vê o sucesso de forma diferente. E a primeira coisa a se fazer é definir o que é sucesso pra você. Depois de definido isso, tenha bem claro aonde você quer chegar como profissional e conheça qual é sua ancora de carreira. Para quem não conhece, foi um estudo desenvolvido por Edgar Shein. Ele constatou que há oito tipos de ancoras de carreira que impulsionam as pessoas. Cedo ou tarde sua ancora de carreira vai te forçar a segui-la e se você não o fizer, certamente vivera sem satisfação profissional e, consequentemente pessoal. Se eu tivesse conhecido sobre as ancoras de carreira antes, eu não precisaria ter passado 4 anos da minha vida infeliz, pois a minha infelicidade era consequência da escolha errada que eu fazia todos os dias ao trabalhar naquela empresa. E a culpa era minha, de me manter naquela situação. Algumas pessoas necessitam ter segurança e estabilidade, outras tem aptidão para empreender, gerenciar pessoas etc. Eu preciso de autonomia. E trabalhava em um local onde isso não existia. Burocracia era sempre a ordem da vez. Um simples email necessitava muitas vezes da aprovação dos gestores antes de ser enviado. Aquilo me matava. Foi quando eu conheci o coaching e no mesmo período fiz o teste para identificar qual era a minha ancora.

A partir daí ficou fácil. Montei um plano para realizar uma transição de carreira que me possibilitasse seguir em frente e que abriria novas perspectivas para mim. Hoje faço o que amo, me sinto realizada e escolho ter sucesso todos os dias.

Contei um pouquinho do que vivi para que outras pessoas aprendam com o meu erro e possam ter a felicidade plena em suas vidas e trabalhos.

Agora, seguindo os fatores que mencionei ter aprendido com os meus mentores, sugiro que após definir o significado de sucesso, ter clareza sobre onde quer chegar e conhecer sua ancora de carreira, você se especialize na área em que quer atuar. E que essa área de atuação esteja ligada ao seu propósito de vida. Propósito. Segundo o dicionário da língua portuguesa, uma das definições sobre a palavra é “grande vontade de realizar ou alcançar alguma coisa”. Sim, para ter sucesso, em minha opinião, você precisa seguir o seu propósito e missão de vida, sua ancora de carreira para deixar um legado. Sua carreira e seu sucesso dependem de uma simples escolha. E uma coisa está atrelada a outra. E você? O que escolhe? 
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Daniela de Moraes Amaduci

Executive Coach

Master Executive e Life Coach (bilíngue).Certificada internacionalmente pela ICI (International Coaching Institute) e pela SLAC desde 2011. Proprietária da Ideal Coaching, tendo ampla experiência em Coaching, Treinamento e Desenvolvimento. Practitioner em PNL/Pós Graduada em Gestão Empresarial pelo Mackenzie e bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.