Apoiando nosso cliente, ensinando nossos alunos, nós aprendemos muito. Quem ensina aprende duas vezes, como diz este pensamento de Sêneca, filósofo dos primeiros anos da era Cristã. 

Transforme sonhos em realidade
A cada sessão de coaching, através das experiências vivenciadas pelo coachee, o coach aprende muita coisa. O profissional se utiliza de sua técnica para aplicar corretamente a metodologia, e o cliente, suas descobertas e aprendizados. Quem nunca aprendeu algo útil ao término de uma sessão?

Para dar aula, um bom professor tem que se preparar. E uma boa preparação vai desde analisar o conteúdo a ser apresentado aos aprendizes na aula, buscar as melhores maneiras de expor a matéria dentro da realidade da turma que receberá o ensinamento e lembrar de sua época de aluno, quando teve que aprender a matéria que será apresentada. Através disso, usar o que lhe foi útil como facilitador, além de buscar um material extra de apoio para deixar sua aula mais atraente e eficaz.

Ao fazer toda a preparação e ao ministrar a aula, o professor já estará revendo pontos que talvez não utilize em seu dia a dia. Um bom exemplo: você lembra como se extrai a Raiz Quadrada de um número sem usar a calculadora? O professor de matemática, por reviver esta parte muitas vezes, faz de olhos fechados.

Quando professor de inglês e japonês, a cada vez que eu dava aula, revivia palavras, expressões e estruturas gramaticais. E quanto mais aulas dava, maior era meu conhecimento. Todos sabemos que a repetição é a mãe da perfeição.

O mesmo está acontecendo nas sessões de coaching, pois antes de cada sessão, revejo todo o material que tenho, todos os relatórios do cliente e pesquiso sobre a ferramenta que usarei na sessão. Isso já é um ganho para mim, pois vai fortalecendo meu domínio na metodologia e nas ferramentas.

Mas onde tenho mais aprendido é justamente diante do cliente nas sessões. Sempre que pergunto: “E o que você aprendeu com isso?”,  o coachee me responde, aprendo. Todas as descobertas que eles fazem e compartilham comigo, me enriquecem muito.

Outro dia, durante uma sessão, uma coachee me expôs uma descoberta com fatos e evidências que a ajudou no processo. A solução encontrada para superar o obstáculo dela, me ajudou a superar um meu que vivia na época da sessão com ela. Apoiando ela acabei me apoiando também e aprendi muito. Esse é apenas um exemplo de tantos. Sempre, ao terminar uma sessão, reflito em tudo que ouvi e internalizo tudo que posso e assim, cresço junto com quem estou apoiando.

Desde o início da minha atuação como coach, meu crescimento tem sido constante e vai continuar a ser. Pois cada cliente tem suas características, o que faz com que cada sessão seja única e rica em conhecimentos para ambos. Mesmo quando uma solução é apontada várias vezes, por várias pessoas, elas nunca são iguais, assim como nas salas de aula, onde dava a mesma aula, no mesmo dia, para três turmas diferentes, e nenhuma delas eram iguais. A cada sessão me torno melhor no que faço e muito mais sábio.

Dupla gratificação, pois, ajudo alguém a evoluir e recebo algo muito mais valoroso e duradouro que o dinheiro: conhecimento que ninguém nunca será capaz de nos tirar. Bens materiais podemos perder, mas sabedoria e conhecimento irá conosco até o túmulo, sendo que se colocarmos no papel tudo que aprendemos isso será imortal e ensinará muita gente. 



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.