Fazer uma pausa para uma autoavaliação pode evitar transtornos pois poderemos mudar a direção de nossos passos, caso estejamos seguindo por um caminho errado e intensificar nossas ações, caso estejamos seguindo o caminho correto. Na correria é impossível nos autoanalisarmos, pois temos nosso foco voltado para as atividades com seus tempos e prazos. Fora que muitos dos nossos problemas precisam dos olhos ou do apoio de uma outra pessoa, já que nem tudo conseguimos enxergar.

Ao contratar um coach a pessoa se vê “forçada” a parar suas atividades por pelo menos uma hora e meia por semana para refletir profundamente sobre seus atos. Neste momento muitas atitudes são mudadas garantindo que a pessoa tenha sucesso.

Uma cliente me disse que para conseguir ir nas sessões teria que mexer em toda a sua sempre lotada agenda, mas nas sessões ela sempre enxerga algo que até aquele momento não conseguia enxergar, trazendo muitos benefícios e soluções para problemas antigos.

Logo na primeira sessão percebeu que deixar de olhar para si mesma era a causa de alguns problemas que tinha. Ela melhorou seus resultados depois que viu a importância de analisar a si mesma.

As perguntas poderosas fazem os clientes refletirem muito, olhando para onde não tinham olhado até então para buscar uma resposta. Esta é a principal ferramenta que o profissional usa para “forçar” o cliente a olhar para sua vida. Na correria do dia a dia poucos param para se questionar de seus atos, e mesmo quem faz isso, não consegue enxergar tudo ao redor de sua vida, assim como um motorista não consegue ver tudo que o passageiro ao seu lado vê, já que se concentra na condução do veículo com segurança.

Tenho visto que mesmo tendo terminado o processo de coaching, muita gente, percebendo a importância de uma pausa, mesmo sem o compromisso das sessões, reservam tempo para olhar para si mesmo e ver como as coisas estão. Este é mais um ponto que o processo de coaching ensina a quem passa por ele.

Em suma, quem passa pelas sessões de coaching melhora seus resultados também por perceber a importância de fazer uma pausa para olhar para si mesmo, deixando de lado por um tempo as cobranças e a pressão do mundo, focando em sua vida, encontrando problemas a serem resolvidos e soluções para muitos problemas.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Life Coach

Professional Personal Coach formado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching; Analista de DiSC Profiler, Professor de Inglês formado pela Wizard. Ator e diretor (teatro); Escritor e palestrante; Técnico em processamento de dados formado pelo Colégio Manuel Bandeira.