A criatividade e inovação estão totalmente relacionadas com a competitividade das organizações, pois o nível de exigência de clientes, fornecedores, investidores e sociedade tem aumentado exponencialmente. 

As organizações necessitam, então, acompanhar o avanço tecnológico e cultural da atualidade.

Um exemplo muito atual são as instituições financeiras, que estão experimentando enormes desafios para se manter competitivas no mercado, uma vez que as fintechs têm trazido profundas inovações para o setor, ofertando serviços mais ágeis, reduzindo a burocracia e com custos menores.

O termo fintech vem da união de finanças e tecnologia e, atualmente, passou a integrar ao segmento de startups ou empresas que promovem inovação.

Esse cenário exige que as organizações tradicionais reformulem seus modelos de negócios, para a melhoria da qualidade de produtos e serviços e, mais que isso, concentrando-se nos desejos dos clientes, dentro de ambientes tecnológicos que simplifiquem a sua vida. 

Esse movimento requer inovação e criatividade estratégica. Drucker (1986) define inovação como o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (processos e pessoas) existentes na empresa para gerar riqueza.

Para que a inovação e a criatividade estejam presentes na empresa, a gestão e a implantação de uma cultura inovadora exigem o patrocínio da alta cúpula e o alinhamento de executivos em ações que promovam a inovação.

Para a criação de uma cultura inovadora, a empresa deve viabilizar a colaboração, incentivar a diversidade de experiências, criar uma segurança psicológica para que aprenda com os possíveis erros e motivar o novo.

Não é novidade que o recurso mais importante nas organizações são as pessoas, uma vez que colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade são P-E-S-S-O-A-S. 

Daí a importância do desenvolvimento dessas duas competências na liderança atual, pois para que as empresas possam revisar constantemente seus processos e estimular a criação de novas soluções que atendam as demandas do cliente, necessitam de pessoas altamente inovadoras, criativas, engajadas, motivadas e felizes.

E no quesito desenvolvimento de competências comportamentais, o processo de Coaching é um grande aliado. 

 


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