Sempre que um novo ano está para começar temos uma grande tendência a tirar da gaveta aquelas famosas promessas. Sim, são elas, as promessas que fazemos a nós mesmos, sonhando com as nossas conquistas para o ano que se inicia.

De tantas juras feitas, a pergunta que fica desse processo é: Por que todo ano fazemos as mesmas promessas?

E eu arrisco dizer sem medo de errar que todo ano nós fazemos as mesmas promessas, porque não conseguimos cumprir nenhuma delas, ou quase nenhuma.

Sei que toda regra tem a sua exceção, mas se você, que está lendo esse artigo, faz parte do grupo que não consegue cumprir o que planejou, está na hora de avaliar o que te impede de colocar suas resoluções de ano novo em prática.

São diversas as razões, e cada pessoa tem aquelas que são mais representativas, para impedi-las de agir. Podem ser crenças que te limitam, o seu mindset que te tira o foco, a procrastinação, a falta de organização, de planejamento, de comprometimento, entre tantas outras.

E para que você consiga identificar quais são as suas razões mais representativas, é preciso analisar a si mesmo, se conhecer melhor e observar quais são os seus bloqueadores da ação. Só assim você conseguirá trabalhar os seus bloqueadores de maneira eficiente, para se tornar uma pessoa realizadora.

E eu digo isso, pois quando você não consegue ter clareza sobre o que precisa corrigir em seu próprio comportamento, fica tentando consertar tudo e isso te faz perder tempo com algo que não fará a diferença para te ajudar em suas conquistas.

Quando você consegue perceber de forma clara, aonde deve se corrigir, conseguirá fazer essa mudança de forma mais eficiente, com muito menos desgaste. E isso vai te poupar energia para colocar seus planos em ação.

Então, nesse artigo, eu vou te apresentar 3 passos simples para que você consiga se tornar uma pessoa de ação, tanto para colocar as suas resoluções de ano novo em prática, quanto para entrar em ação em todos os seus projetos.

Autoconhecimento


O primeiro passo é o autoconhecimento. Como eu citei anteriormente, esteja sempre em alerta, consciente de seus pensamentos e ações. Perceba o que você sente quando chega o momento de colocar o seu planejamento em ação. Note suas emoções, as suas sensações físicas.

Você se sente motivado para agir? Ou já percebe uma certa preguiça, um cansaço ou uma falta de esperança? 

Compreenda se você tem mais dificuldade para planejar ou para realizar. Perceba se ao entrar em ação, você tem mais dificuldade para começar ou para terminar. Note também os seus pensamentos a respeito do que precisa realizar. Você acredita que consegue ou já sente um desânimo, uma falta de esperança nas suas conquistas. Tome nota de tudo o que perceber.

Fique atento também quando estiver planejando e quando começar a agir. Tem algo que acontece que te faz parar e dispersar? O que é? O que você está priorizando em vez de realizar o que precisa para concretizar suas resoluções de ano novo e os seus projetos?

Tomou nota de tudo? Ótimo! Com essa observação e análise, você já terá conseguido mapear uma parcela do que te dificulta a ação. Lembre-se de ser sincero com você mesmo. Afinal, todo esse estudo servirá para você mudar para melhor. Esses comportamentos, pensamentos e sentimentos são as razões que você pode estar usando para se bloquear, muitas vezes de forma inconsciente.

Combate aos bloqueadores


Com o primeiro passo realizado, é hora de partir para o segundo, que é o combate aos bloqueadores. Ao lado dos comportamentos, pensamentos e sentimentos que você listou, reflita sobre que comportamentos, pensamentos e sentimentos você gostaria de ter, em vez daquele que você apresenta, para que consiga entrar em ação.

Em seguida, liste ao lado de cada novo comportamento, pensamento e sentimento novo, o que você pode fazer para eliminar tal conduta e substituí-lo por aquele desejado que listou.

Mantenha a consciência sobre suas atitudes, sobre o que você pensa, sente e como se comporta em cada situação. E sempre que perceber que está se bloqueando, entre em ação com as estratégias que traçou na realização do segundo passo.

Adotando essa postura, você vai perceber que já conseguirá realizar muito mais do que realiza atualmente.

Priorização


E para finalizar o processo e você conseguir colocar os seus planos em prática, o terceiro passo que eu recomendo é a priorização. Não adianta querer se dedicar em tudo o que deseja de uma vez, ao mesmo tempo. É preciso ter foco. Foco é dizer sim para que interessa e não para aquilo que não te ajudará na conquista dos seus objetivos.

Então, para conseguir entrar em ação, é preciso priorizar um objetivo de cada vez e direcionar o foco de seu trabalho para conquistá-lo. Com esse comportamento, a conquista se torna mais fácil e menos dispendiosa.

Mãos à obra? Depois envie um comentário e conte se as minhas dicas te ajudaram no seu processo.

Você sabia que com o Coaching pode te apoiar a colocar suas metas em prática? Quer conhecer melhor essa técnica? Clique aqui
 
Um grande abraço e que o ano que se inicia seja repleto de realizações!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.