Se relacionar na internet não é menos importante do que se relacionar pessoalmente, quando podemos olhar nos olhos das pessoas. Neste sentido, vale lembrar que a finalidade da Comunicação não é apenas emitir uma mensagem, mas fazer com que o outro a compreenda. Por isso, o relacionamento na internet é mais delicado, requer mais atenção e cuidado.

Para evitar mal-entendidos e melhorar as relações virtuais, seja via e-mail, SAC 2.0, Whatsapp, Hangouts, fóruns de discussão, salas de bate-papo, páginas de redes sociais, blogs, entre outros canais web, destaco algumas dicas práticas de Gentileza para serem usadas na sua estratégia de comunicação.

1. Evite mensagens inteiras em CAIXA ALTA. As letras maiúsculas podem causar a sensação de que você está gritando. Usadas corretamente, elas ajudam a destacar um detalhe importante.

2. Não deixe em branco o campo “assunto” dos e-mails. Capriche, chame a atenção e facilite o entendimento do seu destinatário.

3. Não deixe de responder e-mails e mensagens. Pelo menos confirme o recebimento, o que já é uma atitude muito gentil nos dias de hoje. Se organize para atender todas as demandas de contato.

4. Escreva textos objetivos e simplifique a mensagem. Um bom e-mail tem até 90 palavras, cada parágrafo com duas frases para a leitura ser rápida. Se for necessário um texto mais longo, crie parágrafos extras para facilitar a leitura e deixá-la mais organizada.

5. Escreva em Português e evite trechos com termos e gírias em outros idiomas. Envie a mensagem em outra língua quando houver necessidade ou for solicitado.

6. Seja claro e expressivo no canal de atendimento online. Seja atencioso e explique com informações úteis e objetivas.

7. Não se ausente da conversa online sem antes avisar. Não deixe a pessoa esperando sem saber quando você vai voltar.

8. Não use em excesso todos os recursos de edição de texto de uma vez só, como tamanho das fontes, cores, negrito, sublinhado, itálico e outros. Seu texto deve ter uma aparência agradável e leve.

9. Tenha uma assinatura profissional de e-mail. Informe pelo menos um número de telefone.

10. Não escreva sua mensagem ou resposta de qualquer jeito. Não suponha que a outra pessoa vá sempre entender a sua forma de se expressar.

Profissionalize sua comunicação online. Dê valor e importância a cada detalhe e ação. Comece sendo gentil, atitude que nunca é demais. É inteligente e estratégico. “Assim como o sol derrete o gelo, a gentileza evapora mal entendidos, desconfianças e hostilidade” (Albert Schweitzer). 


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