Eu participava de um curso de formação em Life Coach pela Sociedade Latino Americana de Coaching, o primeiro de três cursos que estou fazendo. Neste ano ainda finalizarei o Executive Coaching e o Master Coaching. Àqueles que não conhecem coaching, em resumo, coaching é um método para apoiar pessoas no atingimento de metas importantes, seja na vida pessoal como profissional. Nesse processo, o Coach (profissional) conduz o Coachee (cliente) para o seu resultado desejado.

Agora, imaginem a seguinte situação: você conversando com o coachee e ele te contando algum situação difícil que está vivendo e você já viveu aquilo! Já passou e venceu aquele obstáculo! O que se faz naturalmente? Se dá um conselho! Um conselho! Você conta a sua história em detalhes e mostra como você venceu! Um conselho!

Meu conselho é justamente o inverso! NUNCA DÊ CONSELHOS! Ajude, mas NUNCA DÊ CONSELHOS! Pergunte, apoie, estimule a pessoa a pensar e encontrar uma solução, mas NUNCA DÊ CONSELHOS!

Conselhos são atalhos que você encontrou para solucionar problemas seus, baseando-se em suas crenças, sua história, seus valores e seu comportamento. Os detalhes das histórias de outras pessoas, as crenças, valores e comportamentos delas são desconhecidos para você. Há sempre algum detalhe oculto, há sempre uma motivação não aparente...

Ser coach permititu que eu tivesse a honra de apoiar pessoas em momentos importantes. Tenho escutado histórias diferentes e, claro, por vezes a vontade de aconselhar aparece. Fiz isso a minha vida inteira! Hoje, eu seguro a vontade. E, em quase todas as vezes, as pessoas encontram uma solução melhor, mais adequada a vida dela, mais adequada aos valores dela, mais adequada aos detalhes ocultos que nem sempre sei.

Os caminhos para um mesmo objetivo podem e são diversos!

Esse é o conselho de hoje: NUNCA DÊ CONSELHOS!
Transforme sonhos em realidade



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Thiago Morais Menezes

Life Coach

# Fundador e diretor da Acelera Gestão e Desenvolvimento # Consultor pela Opperatio # Consultor pela Produttare # Experiência de mais de 15 anos em Melhoria Continua, Gestão da Qualidade e Lean Thinking # 8 anos de vivência em posição de gestão em multinacional de grande porte # Professor com experiência em graduação e pós graduação na Unisinos, Feevale, URI Erechim e Ibgen.