Inteligência emocional traz excelentes resultados na vida profissional

É fundamental trabalhar as emoções de maneira assertiva para ter um desempenho melhor na carreira.

Mais importante do que ter um Quociente Inteligente (QI) elevado é ter um Quociente Emocional de destaque. Um levantamento apontou que 90% dos funcionários mais bem avaliados por seus superiores tinham, como característica comum, o bom controle de suas emoções. Ou seja, há uma habilidade coletiva a quase todos os profissionais reconhecidos: a capacidade de domar seus sentimentos.

Por outro lado, o descontrole emocional afeta negativamente os profissionais de maneira quase tão forte quanto o controle afeta positivamente. A mesma pesquisa apontou que apenas 20% dos funcionários mal avaliados tinham um bom comportamento emocional.

Aprimorar essa dimensão da nossa personalidade não se trata de esconder o que se sente ou camuflar pensamentos, mas trabalhar a inteligência emocional para ajudar a pessoa a conquistar seus planos e objetivos, pois se ela consegue expressar suas ideologias é porque ela sabe quais são e não está à deriva, sem saber o que pensar ou sentir.

Desenvolvendo inteligência emocional

Para desenvolver essa habilidade, o processo de coaching está entre os mais indicados porque ele estimula a autocrítica e a reflexão. Os coaches podem apoiar os indivíduos a se entenderem consigo mesmos de maneira mais eficiente.

Um coach nunca dará a resposta direta ao seu orientando, mas levantará questões e apresentará situações hipotéticas que o motivem a encontrar a resposta para corrigir seus caminhos e atingir seus objetivos.

O processo é muito importante na busca da autoconfiança para aqueles que possuem a dificuldade de se manterem motivados diante da adversidade. Aqueles que possuem um pensamento mais democrático, ou seja, são capazes de receber discursos avessos àqueles aos quais ele está acostumado, se desalentam menos diante das críticas ou até mesmo de agressões. Isso é fundamental para a carreira. A autoconfiança passa pelo domínio sobre os próprios fracassos.

O coaching trabalha todos os pontos fracos e fortes, destacando aquilo que a pessoa tem de melhor. A vida nos impõe mudanças de direção com certa frequência e é preciso saber lidar com as reviravoltas. É preciso saber encarar as situações mais difíceis.

Você acredita na importância da inteligência emocional no mercado de trabalho? Compartilhe sua opinião nos comentários!

Sulivan França

Sulivan França

Presidente da SLAC Coaching

Atual Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França é Master Coach Trainer por meio da International Association of Coaching Institutes, possui licenciamento individual conferido pelo Behavioral Coaching Institute (BCI) e credenciamento individual junto a International Association of Coaching (IAC) além de Master Trainer por meio da International Association Of NLP Institutes.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos Sobre Coaching do Sulivan França   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.