Comportamento organizacional

“Cada organização é diferente da outra, como cada pessoa é diferente da outra”, coloca o diretor de recursos humanos e administração de uma grande empresa, Jorge Fornari Gomes. Se lidamos com diferenças, como seria possível então perceber e entender as peculiaridades de empresas e seus funcionários para que não gerem dificuldades no crescimento do todo?

O Comportamento Organizacional tem justamente como foco compreender o impacto dessa variação na personalidade dos indivíduos que formam as organizações, para que esse conhecimento ajude a melhorar a eficácia do dia a dia das empresas. Por estarmos lidando com indivíduos e seus comportamentos em prol da organização, é essencial o conhecimento e consequente aplicação do Coaching, um verdadeiro aliado nesse processo, pois busca aprimorar o desempenho das pessoas e sua capacidade de aprender.

Isso porque, apesar das habilidades técnicas de um profissional serem necessárias, apostar apenas nesse quesito é insuficiente para o sucesso de gestões e o desenvolvimento de atividades: ele precisa também das habilidades interpessoais.

COMPORTAMENTOS DAS PESSOAS = DESEMPENHO DAS EMPRESAS

O conceituado pesquisador das áreas de administração e recursos humanos, Chiavenato, define que Comportamento Organizacional é, portanto, um estudo interdisciplinar sobre a dinâmica das organizações e como os grupos e as pessoas se comportam dentro delas.

Os elementos que compõem a área de estudos do Comportamento Organizacional incluem:

Motivação

Comportamento

Poder de liderança

Comunicação interpessoal

Estrutura e processos de grupos

Aprendizado

Desenvolvimento de atitudes e percepção

Processos de mudanças, conflitos

Planejamento do trabalho

Estresse no trabalho

Comportamento e gestão

A função de gerente hoje, principalmente, exige algumas capacidades comportamentais na gestão de uma equipe: a sociabilidade, o controle emocional, o saber ouvir, a empatia, dar feedback. Para que seu grupo seja capaz de superar conflitos e atingir bons resultados, a percepção sobre os membros do time, a frequente orientação e aconselhamento são essenciais – ser um verdadeiro coach. (Quadros; Trevisan)

“Como a organização é um sistema cooperativo racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam” (Chiavenato)

Um exemplo de abordagem comportamental é proposta pelo consultor organizacional norte-americano Schwarz, um processo focado em feedback dividido em três estágios:

Observar a equipe executando sua tarefa a fim de identificar os comportamentos que estejam comprometendo seu desempenho;

Descrever o que o coach observou e ajudar a equipe a falar sobre isso e a tirar conclusões do feedback;

Finalmente, conduzir um debate a respeito de se a equipe quer mudar seu comportamento e, caso queira, como pretende fazer essa mudança e preservá-la. O coach faz as observações e, portanto, julga o que é significativo o suficiente para ser pontuado ou não.

A função do Coaching nesse processo

Como técnicas, o Coaching utiliza a motivação, questionamentos eficazes e a adequação do estilo de gerenciamento do coach à prontidão dos coachees para dedicarem-se a uma determinada tarefa – tudo isso por meio de uma interação dinâmica. Além disso, trabalha a habilidade de fornecer feedback.

“Destrava o potencial da pessoa para maximizar o próprio desempenho, ajudando-a a aprender em vez de ensinar-lhe alguma coisa” (Sir Jonh Whitmore)

A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching oferece programas para apoiar, encorajar e ajudar executivos a utilizar o potencial de suas equipes, levando em consideração o Comportamento Organizacional. Alguns deles:

PCC - Professional Coach Certification

Carga horária de 120 horas, sendo 80 horas presenciais distribuídas em dois módulos Título de Professional Coach reconhecido pela Internacional Association of Coaching Título de Analista Comportamental

Leader Coach

Treinamento para realizar Coaching dentro das organizações Certificada internacionalmente pela entidade americana Corporate Coach U

Avaliação de Inteligência Emocional (IE)

Utilização da ferramenta SixSeconds® Permite que as pessoas entendam suas próprias competências de Inteligência Emocional; Desenvolvida para ajudar as pessoas a colocarem em prática a teoria da IE em seu trabalho e sua vida pessoal

A SLAC Coaching é o maior centro de excelência em Coaching, sendo eleita a melhor formação internacional em Coaching da América Latina, por três vezes consecutivas (2011, 2012 e 2013), oferecendo o que há de mais avançado em tecnologia comportamental, além de instrutores reconhecidos e credenciados internacionalmente.

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.