Ter meta a ser alcançada é importante para se manter motivado

De tão comum no mundo contemporâneo, a palavra motivação às vezes passa de forma despercebida. Seja no ambiente corporativo ou pessoal, ela nos remete a uma ação que nos leva a sempre buscar novos desafios, superar barreiras, ou seja, sair da inércia para alcançar metas. Ter um objetivo a ser alcançado é sempre importante para manter-se motivado. Mas, e você? Sabe como se manter motivado?

Algumas pessoas têm inteligência emocional suficiente para se manterem automotivadas o tempo todo. Mas isso não é regra. No geral, precisamos de alguém que, por meio de processos cientificamente comprovados, consiga trabalhar em cada pessoa o autocontrole, foco, planejamento e bons relacionamentos. É o que o coaching propõe.

O profissional que atua com coaching exerce a função de um verdadeiro estimulador externo que desperta o potencial interno das pessoas. Para isso, usa uma combinação de flexibilidade, insight, perseverança, estratégias e ferramentas pautadas em uma metodologia de eficácia comprovada em seu coachee (cliente). Por meio da motivação pessoal, leva o assessorado a alcançar seus objetivos.

Qualquer caminho não serve!

No livro Alice no País das Maravilhas, em uma das passagens em que a protagonista se encontra perdida e pergunta ao gato Cheshire qual o caminho ela deveria seguir, o bicho responde: "Se você não sabe para onde quer ir, então qualquer caminho serve". Estar motivado pessoalmente é saber exatamente onde se quer chegar, por mais que ainda não se conheça o caminho exato.

Por isso, motivação é a mola propulsora de qualquer ação. É algo que está no interior de todas as pessoas e pode e deve ser descoberto. Antes de dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, devemos pensar que a motivação está dentro de nós e não no outro. Ter clareza de sentimentos e inteligência emocional é fundamental para a decisão dos caminhos que queremos trilhar.

Teorias

Há algumas teorias que tentam explicar a motivação humana. A mais famosa delas foi desenvolvida pelo psicólogo comportamental norte-americano Abraham Maslow. Ele ficou conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana, ao sugerir que muito do comportamento do ser humano pode ser explicado pelas suas necessidades e pelos seus desejos. Ou seja, as necessidades se constituem em fontes de motivação.

A Hierarquia de Necessidades de Maslow, também conhecida como Pirâmide de Maslow, ficou amplamente difundida pelo conjunto de cinco necessidades do ser humano, nesta ordem: fisiológicas (básicas), de segurança, sociais ou de amor, de estima e de autorrealização. Com base nisso, nossas necessidades fisiológicas de alimento, por exemplo, deveriam ser cumpridas antes de sentirmos a necessidade de relações sociais.

Embora essa teoria ainda seja uma base importante, ela já foi revisada. O psicólogo Clayton Alderfer, por exemplo, desenvolveu um novo modelo para explicar a natureza simultânea das cinco necessidades de Maslow. Em sua teoria, ele comprimiu a Hierarquia de Necessidades Humanas de Maslow de cinco para três, classificando-as em existência, parentesco e crescimento.

Mais do que isso, Alderfer afirma que, mesmo que a existência das necessidades geralmente tenha uma prioridade maior do que as de relacionamento e de crescimento, elas podem mudar, dependendo da pessoa e da situação.

Independentemente da teoria aplicada (a de Maslow ou a revisada, de Alderfer), durante os processos de coaching, o cliente só avança rumo a sua meta quando tem estas necessidades atendidas. “Seja qual for a sua meta, ela está hierarquicamente posicionada, após as suas necessidades humanas”, explica o Sulivan França, presidente da SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching.

Você está atento aos passos que pode tomar para garantir que suas necessidades continuem a ser cumpridas? Reflita sobre os níveis de necessidade que você está operando.

A SLAC Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching é referência no Brasil na formação de coach, o profissional que conduz o coaching. A entidade é responsável pela manutenção de um verdadeiro centro de pesquisa, em São Paulo. São mais de 15.500 coaches treinados, incluindo presidentes, executivos, gerentes e diretores de diversas organizações nacionais e multinacionais.

Sua graduação, que também é MBA, é a única no Brasil reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), sem contar os inúmeros cursos especializados que a SLAC oferece. Além de ensinar as técnicas para ser um bom coach, a escola também é procurada para auxiliar grandes organizações a buscar melhorias nos seus quadros colaborativos através dos profissionais indicados.

Entre as empresas que já apostaram no conhecimento da SLAC Coaching, estão a Rede Globo, o Grupo Bandeirantes, a Oi, a Vivo, a Casas Bahia, os Correios, o Bradesco, entre várias outras.

Conheça mais a SLAC Coaching!

RECONHECIMENTO, RESPEITO E ADMIRAÇÃO PROFISSIONAL

A SLAC Coaching é o único centro de excelência em coaching na América Latina, referência de Coaching para a mídia e a grande indústria nacional e multinacional. Todos os nossos membros possuem uma metodologia que garante a excelência em seus atendimentos de coaching e também uma QUALIFICAÇÃO TÉCNICA e profissional que abrange e solidifica sua respeitada credencial de coach membro SLAC Coaching, tornando, assim, reconhecidos os trabalhos e resultados oferecidos e alcançados com seus clientes, sejam pessoas ou organizações.

PROGRAMA COACHING PARA COACHES!

Quando tornar-se um coach membro da SLAC Coaching, você passa a trocar conhecimentos, serviços e boas práticas em coaching com outros Coaches através do nosso programa interno de Coaching para Coaches, que garante a todos os nossos membros um desenvolvimento e apoio com a experiência de outros membros, você estará conectado a MAIOR REDE DE COACHES da América Latina. Este benefício garante a você uma ampla rede de network em coaching, um conceito totalmente inovador e inédito.

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.