O consultor e pesquisador Paul Stotz desenvolveu o conceito de "Quociente de Adversidade". Segundo ele, o alto desempenho está diretamente ligado à capacidade de enfrentar, processar e solucionar dificuldades que surgem inesperadamente ao longo do caminho de uma meta a realizar.
Quem tem um alto Quociente de Adversidade consegue mobilizar força e flexibilidade perante as dificuldades, com atitude positiva, senso de humor e a certeza de que descobrirá oportunidades, mesmo com os desafios presentes.
Os profissionais com baixo quociente de adversidade não estão preparados para lidarem com as situações, geralmente, perdem o controle e interpretam a adversidade como algo negativo e não como uma porta aberta para a criação de novas oportunidades.
Stotz usa a metáfora de escalada da montanha para descrever três tipos de profissionais: o derrotista, o acomodado e o alpinista. Uma pessoa pode estar entre esses níveis ou variar entre eles, dependendo da área ou da fase de vida.
O derrotista se recusa a enfrentar a montanha. O campista até consegue alcançar uma determinada altura da montanha, mas acredita que ali é o seu limite, preferindo manter-se na zona de conforto. O alpinista, com seu alto quociente de adversidade, está sempre à procura de novos desafios.
Os obstáculos fazem parte da vida e quando eles aparecem, pessoas "alpinistas" acessam seus valores pessoais e reavaliam seus objetivos e suas estratégias e nunca param de crescer. Para aumentar o quociente de adversidade, Stotz recomenda:
1- Observar sua resposta à adversidade.
2- Explorar origens.
3- Atribuir, adequadamente, responsabilidades e respostas.
4- Analisar evidências.
5- Fazer alguma coisa.
As recomendações de Paul Stotz podem ser aplicadas ao assunto de iniciativa, pois explora os estados emocionais que uma pessoa pode passar, a maneira de atribuir ou se esquivar das responsabilidades, a qualidade da análise de evidências e, finalmente, a saída final, agir.
Pense em uma situação que deseja mudar e que está estressando você. Finja estar nesse momento. Note o que pensa, sente, como age, o que acredita etc. Agora, avalie o quanto de 1 a 5 para cada item abaixo:
Eu não tenho controle da situação (controle).
Eu não tenho nada com isso (responsabilidade nenhuma).
Eu sou o único responsável (responsabilidade total).
O problema afeta todas as áreas da minha vida e todo mundo (extensão).
Parece que vai durar para sempre (duração).
Não há oportunidades e, por hora, não há nada a fazer (oportunidade).
Em relação às pontuações: o que representa cada nota? Qual o critério para estabelecer essa nota?
CONTROLE
O quanto você acredita que pode influenciar a situação?
Que evidências existem de que não tem controle?
Como você pode controlar sua reação à situação?
RESPONSABILIDADE
Quais são as várias origens da situação?
Dadas essas origens, que parte disso é de sua responsabilidade?
Que papel você pode ter em melhorar esta situação?
EXTENSÃO
O quanto você está deixando a adversidade afetar as outras áreas de sua vida? Ou seu trabalho?
O quanto você faz a adversidade parecer maior?
Quais são os resultados verificáveis x os resultados imaginários da adversidade?
DURAÇÃO
Quanto tempo a adversidade vai durar?
Você está supondo que vai durar ou repetir para sempre?
Que evidência existe que diz que tem que durar um momento a mais que o mínimo necessário?
OPORTUNIDADE
Quais são as oportunidades para resolver esta situação?
Como você pode agir para criar oportunidades de solucionar a situação, além das que já existem?
Qual é a oportunidade de aprender com a adversidade?
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