O líder de hoje enfrenta um enorme desafio para se sobressair em seu mercado e conseguir que seu time engaje em suas ideias para conquistar objetivos, que podem ser decisivos em suas campanhas. Ele precisa cada vez mais acompanhar as mudanças de tendências de mercados e aprimorar-se, na busca de novos conhecimentos, realizando atividades relacionadas ao autoconhecimento (Coaching, Mentoring, etc.) para que não se torne obsoleto, perdendo competitividade por conta das rápidas mudanças de cenário que ocorrem hoje em todos os mercados. 

Os grandes líderes atuais entendem que cuidar bem da operação (negócio), é cuidar bem de pessoas, iniciando pelos seus liderados. O impacto que você, enquanto líder, causa àqueles quem comanda, é um grande fator de sucesso - ou insucesso - de sua empreitada. 

Liderar é uma tarefa complexa que demanda inteligência emocional e expertise para lidar com as mais variadas situações que podem ocorrer no dia a dia da empresa. Existem ainda organizações que comandam suas operações com foco exclusivamente na lucratividade, embora algumas tentem aparentar ter responsabilidade social.

Existem também empresas que adotam uma liderança mais envolvida com os aspectos socioeconômicos do negócio e do local onde é inserido. Seus líderes partilham de uma visão mais responsável do ponto de vista social e entendem como uma grande tendência, já que os modelos de gestão mais comuns de hoje têm altos índices de afastamento por doenças de trabalho. 

Essa nova tendência chama-se “Liderança Orgânica”, que consiste em pensar nas pessoas em médio e longo prazo. Empreender desenvolvendo todos os funcionários, inserindo-os no processo decisório, para que ao mesmo tempo em que contribuam para o crescimento orgânico da empresa eles estejam mais engajados com os resultados e as melhorias, deixando o lucro no segundo plano. 

Pensar que as empresas não existem somente para gerar lucro para os sócios e/ou acionistas, mas tem um cunho social envolvido. É preciso refletir no bem-estar da comunidade que está inserida, trazendo um propósito alinhado com ela, onde ambas se desenvolvem simultaneamente, quebrando paradigmas para estar continuamente otimizando o modelo de negócios, agregando algo a essa comunidade.

Esses líderes tornam-se exemplos para a sociedade, aumentando a penetração da empresa de forma também orgânica. Atualmente, as pessoas estão mais propensas a consumir produtos ou serviços de empresas que tenham uma preocupação social com a sustentabilidade e não somente com lucros e margem.

Portanto, o grande líder é aquele que tem suas preocupações e atenções voltadas ao que agregará para o meio que está inserido hoje, para colher os frutos de um crescimento orgânico e sustentável.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.