Chegamos ao fim do ano, encerramento de um ciclo, e é necessário nesse momento refletir e avaliar como foi 2017 até aqui. Tanto para sua empresa, com suas metas profissionais, projetos a entregar, promoção e novos desafios; quanto para sua vida pessoal, como aquela viagem especial, o controle da saúde física e financeira e o tempo a mais para família. 

Tudo que foi planejado para este ano, todo o esforço de meses deve ser confrontado nos próximos 30 dias, inevitavelmente, seja pela sua autoavaliação, de seus familiares ou por seus gestores.

Provavelmente, você conhece alguém que se dedicou demais a algumas dessas metas e ainda não atingiu esse objetivo. Talvez você mesmo esteja se perguntando o que fez de errado, ou porque dedicou tanto a um assunto em detrimento de outro.

Normalmente as causas do não cumprimento destas promessas estão em duas atitudes que não percebemos facilmente. A primeira é a clareza do porque é importante que você atinja determinada meta. O controle de sua saúde física, por exemplo, é importante para quê? Se for somente controle de peso, você provavelmente não vai emagrecer, mas se a motivação for para que você tenha mais energia para correr com seus filhos, você terá mais disciplina para conquistar o que deseja. O segundo motivo é a administração de tempo, que sem ele nossos dias estarão cheios de desculpas para dar, sempre estaremos ocupados, o que não quer dizer produtivos.

A metodologia coaching nos apoia de várias formas a identificar e tomar ações, e dentre diversas, nomeei 5 passos para te ajudar neste momento:

1º Passo - Clareza


Identifique na sua meta o motivo que te faz parar tudo o que você está fazendo para buscar aquele resultado. É a recompensa que virá com a conquista do resultado? Ou é o que você pode comprar ou para onde consegue ir com esse bônus? É o tempo que poderá ficar com a sua família? Sabendo onde você quer chegar ficará bem mais fácil.

2º Passo – Realidade


Seja realista e veja o quão distante você está dessa meta. Qual sua situação de forma mais detalhada? É possível virar o jogo e conquistar ainda esse ano? É importante ser honesto com você mesmo e avaliar fatos e evidências.

3º Passo – Opções


Sabendo da realidade e da distância exata de sua meta, quais são suas opções? Levante ao menos 3 alternativas. Tente lembrar de algo que você fez no passado e que deu certo. Veja quais capacidades você usou e avalie se podem ser aplicadas nesse momento.

4º Passo – Recursos


Veja quais recursos você pode usar, internos e/ou externos. Quem são as pessoas que te apoiam ou estão envolvidas em sua meta? Converse na empresa e veja se ela pode te oferecer algum recurso adicional, mesmo que temporário.

5º Passo – Ação


Este último passo é o mais importante de todos, pois se, após essa avaliação você não fizer nada, coisa alguma irá acontecer. Então, coloque em prática seu plano de ação. Determine data, hora e local para cada atividade, como você irá executá-las e com quais recursos.

Esses 5 passos irão mudar a forma de relacionar-se com sua meta e poderá ser um momento decisivo de mudança de rota em direção aos seus objetivos. Portanto, não desista e dê seu melhor para fechar 2017 com sucesso.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.