Um caminho tortuoso

Quando um obstáculo aparece na sua vida, você tenta ultrapassá-lo ou simplesmente dá meia volta? O quão importante pra você é alcançar seus objetivos? Uma reflexão sobre como os coachees devem enfrentar as mudanças que tanto querem em suas vidas.

“O que eu não suporto são os falsos profetas do mundo contemporâneo, que querem nos fazer acreditar que seguindo certos protocolos está excluído o risco da tristeza. Eu garanto: a tristeza faz parte da vida. E ela faz parte de maneira robusta! Vida é feita com a matéria prima da tristeza, antes de qualquer coisa. Só que, aqui e acolá, tem alguns instantes alegradores que acabam compensando, e é na esperança deles que a gente continua tocando o barco. Quanto menos você esperar do mundo, mais chance vai ter de perceber esses momentos alegradores.” 


Através dessas palavras, o filósofo e Prof. Clóvis de Barros Filho tenta nos mostrar que, ao contrário do que muitas pessoas acham, não existem fórmulas mágicas para a felicidade e que, invariavelmente, passaremos por tristezas na nossa vida. O segredo está em como lidarmos com essas tristezas e alegrias do nosso caminho. Não é uma visão pessimista, muito pelo contrário! Ele diz que sempre haverá momentos felizes e alegres que nos fazem seguir em frente, basta saber identificá-los e usufruirmos deles com toda a plenitude devida.

Sempre defendi que um caminho tortuoso e cheio de dificuldades nos faz dar um valor maior às nossas conquistas. A meu ver, esse discurso do Prof. Clóvis nos leva por um caminho semelhante, e por isso comecei esse texto com ele. Como coach, nós encontramos pessoas infelizes com o estado atual delas e querendo mudar para alcançar um estado desejado melhor para assim serem mais felizes. Mas muitas delas não param para pensar que toda mudança necessita de uma quebra de status quo, o que consequentemente trará desconfortos e desafios. Isso algumas vezes frusta nossos coachees, que não esperavam tais "tristezas".

Será difícil, dolorido, as pessoas duvidarão e colocarão barreiras, hábitos terão de ser mudados. Mas o momento de alegria da conquista faz com que a superação disso tudo valha a pena. Cabe ao coach suportar o coachee para que ele ultrapasse todas essas dificuldades e, no fim de tudo, consiga olhar pra trás e dizer “consegui”. Afinal de contas, como disse Randy Pausch, os muros/obstáculos da vida estão lá para nos provar o quanto nós realmente desejamos alcançar nossos objetivos.

E você? Quando um obstáculo aparece na sua vida, você tenta ultrapassá-lo ou simplesmente dá meia volta? O quão importante pra você é alcançar seus objetivos? Reflita sobre suas prioridades e o quão disposto você está para superar os obstáculos que a vida lhe impõe!


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Igor Trisuzzi

Igor Trisuzzi

Life Coach

Life Coach credenciado pela SLAC, é formado em Administração de Empresas pela FEA-USP, com passagem acadêmica pela Universidade do Porto (Portugal), além de ser certificado como Green Belt em Metodologia Lean Six Sigma de Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini. Faixa Preta de Judô desde 2004, leva o esporte como filosofia de vida, buscando sempre o seu melhor e o de todos a sua volta.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.