Transformando problemas em objetivos

Como mudar o padrão de linguagem para transformar um problema em objetivo e assim termos maior clareza para gerar opções resolve-lo de uma forma motivadora.

Quantas vezes nos deparamos com grandes problemas a serem resolvidos? Na maioria das vezes nos vemos perdidos, paralisados, não é mesmo?

Há pessoas que são motivadas pela dor, ou seja, se motivam para se manterem longe da dor, estas pessoas fazem de tudo para ficarem longe de problemas, pois eles, muitas vezes, geram dor. Por outro lado, há pessoas que se motivam por prazer, gostam de situações que geram reconhecimento e costumam lutar para resolver seus problemas pelo prazer que a conquista lhes proporcionam.

Diante disso, fica evidente que as pessoas respondem de forma diferente aos problemas e têm motivações igualmente distintas para resolvê-los, tanto na vida pessoal como profissional. E então, como podemos encontrar opções viáveis para resolver os grandes problemas que nos asolam?

Como dizia Albert Einstein, "Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo grau de consciência que o criou".
Ao mudarmos nosso padrão de linguagem, mudamos nossa fisiologia e até o mundo a nossa volta e transformamos problemas em objetivos.

Conquistar um objetivo é muito mais prazeroso que resolver um problema por maior que seja, o primeiro passo é reformular o problema de forma positiva, explicitando o que se quer obter como solução, o que você deseja quando o problema estiver solucionado.

Depois, levanta-se o que já foi pensado ou tentado antes para solucionar tal problema, o objetivo desta fase é identificar quais são as opções para atingir o objetivo reformulado por trás do problema e separar o que não deu certo de novas opções de solução.

Com a lista de opções gerada, você deve se imaginar tendo conquistado o novo objetivo, refletir sobre quais são as opções e estratégias mais positivas e viaveis para atingir o novo objetivo e quais as ações serão tomadas.

Por fim, tendo clareza da melhor estratégia para conquistar seu objetivo, você deve formalizar o compromisso com as ações rumo a realização.

Aprender a mudar o padrão de linguagem para transformar um problema em objetivo é uma habilidade que só se desenvolve com Conhecimento, Prática e Repetição.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Luciano Alexandre dos Santos Silva

Luciano Alexandre dos Santos Silva

Master Coach

Gestão de projetos estratégicos, Analise de dados Estatísticos, Business Intelligence, Balance Score Card e Gestão de Pessoas.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.