Sucesso na comunicação - Rapport

Você está tendo sucesso com a sua comunicação? Seu interlocutor te entende com clareza? Quais são as suas estratégica de comunicação? Caro Leitor, você já deve ter ouvido falar algo sobre rapport? Rapport é uma palavra de origem francesa, é utilizado no sentido de espelhamento, que por sua vez é uma forma de criar empatia com o seu interlocutor, e trazer harmonia e clareza a comunicação.

Você está tendo sucesso com a sua comunicação?

Seu interlocutor te entende com clareza?

Quais são as suas estratégica de comunicação?

Caro Leitor, você já deve ter ouvido falar algo sobre rapport. Rapport é uma palavra de origem francesa, utilizada no sentido de espelhamento, que por sua vez é uma forma de criar empatia com o seu interlocutor, e trazer harmonia e clareza a comunicação.

O espelhamento não é uma imitação, pois ele não é uma brincadeira. Um exemplo de espelhamento é: seu interlocutor está com as pernas cruzadas durante a conversa, você com cuidado e sem exagero “espelha” a posição do seu interlocutor, criando assim uma harmonia física entre os mesmos. O exemplo anterior é uma forma de rapport gestual, onde a “conversa” não verbal está acontecendo harmoniosamente.

Podemos classificar outro tipo de rapport, o rapport verbal, que é a harmonia na fala, por exemplo: uma pessoa que fala muito rápido, ou uma que fala pausadamente, como você consegue estabelecer uma sintonia com esse interlocutor? Simples, falando na mesma velocidade que ele, seja rapidamente ou dando pausas para que ele compreenda com exatidão, assim você acaba de criar empatia com o seu interlocutor.

Ao estabelecer a empatia, a comunicação fica mais assertiva, pois o ouvinte identifica uma semelhança verbal e não verbal que traz segurança.

É importante salientar que o rapport deve ser treinado e utilizado com ética e respeito com o interlocutor, sempre de forma digna, nunca com o proposito negativo ou com o intuito de tirar proveito da comunicação, prejudicando o outro.

O rapport quando utilizado no processo de Coaching cria essa sintonia entre Coach e Coachee, assim a comunicação fica mais clara, e os resultados serão otimizados. Para criar um rapport profundo é necessário manter a mente vazia, e atenção total no Coachee, nas palavras e nos gestos. Manter a mente vazia significa retirar as preocupações do dia a dia e não pensar na próxima pergunta a ser feita, ou ficar pensado no que fazer após a sessão.

Sintonizar-se com o outro trará o sucesso na sua comunicação.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Adriano Betelli

Adriano Betelli

Executive Coach

Life & Executive Coaching, PCC, PECC, pela SLAC. Experiência em PNL. Formado em Educação Física, 2010. Administração e Marketing Esportiva, 2011. Especialista em Fisiologia do Exercício, 2014. site: http://betellicoach.com.br - betellicoach@gmail.com

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.