Dicas para se livrar de vilões e gerenciar melhor o tempo

Com cada vez mais atividades pessoais e profissionais, administrar o tempo torna-se um desafio constante. O coach Mike Martins, Diretor Executivo da  SLA Coaching - Sociedade Latino Americana de Coaching, relaciona essa dificuldade ao aumento no número de distrações, os chamados vilões do tempo.

“O acesso rápido a essas distrações pode virar um hábito, o que compromete a administração do tempo e, consequentemente, piora os resultados. Por isso, mais do que ter consciência de nossas tarefas, é importante identificar o que temos que deixar de fazer no dia a dia”, afirmou.

De acordo com Mike Martins, alguns dos vilões de hoje são: sobrecarga de informações, redes sociais, e-mails, tv, rádio, telefone, desorganização, problemas pessoais, trânsito e filas. A falta de concentração, de foco, de motivação e de energia também foi ressaltada pelo especialista.

“Além de tudo isso, algumas características como perfeccionismo, pessimismo, ter baixa autoestima, ser muito crítico e temeroso com o sucesso ou fracaso também são prejudiciais para a gestão do tempo.”

Mas como se livrar de todos esses vilões? O diretor da SLA Coaching lista algumas dicas:

- Identifique o que você quer do seu tempo;

- Aprenda a ver a diferença entre urgente, importante e distrações;

- Conheça e respeite suas prioridades, com a criação de uma lista que fique sempre visível;

- Programe o tempo para suas tarefas levando em consideração possiveis obstáculos. Defina um prazo específico (data, horário, local e motivo);

- Planeje suas ações para alcançar seus objetivos e mensure com um check list os resultados. O que não for possível executar passe para o próximo check list;

- Utilize aplicativos ou softwares que facilitem o processo e que te lembrem da meta;

- Divida cada tarefa grande em várias pequenas;

- Cumprindo com suas tarefas, lembre-se sempre de comemorar!

No ambiente profissional

As dicas listadas acima servem tanto para a vida pessoal como profissional. Mais especificamente para potencializar o tempo no trabalho, Mike Martins diz que separar os e-mails da empresa e de casa, ter uma resposta automática para mensagens específicas e possuir computador e internet rápidas já fazem grande diferença.

“Como a maioria das pessoas hoje em dia trabalha diretamente no computador, um curso de leitura dinâmica também funciona muito bem para ler os diversos emails que chegam diariamente”, lembrou o coach.



Compartilhe

SLA Coaching Releases

VER MAIS

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos