O RH como Coach da Empresa

A área de Recursos Humanos tem como meta facilitar o alcance dos objetivos compartilhados entre empresa e colaboradores através do desenvolvimento destes. Na busca de sua meta várias estratégias são utilizadas, como Pesquisas de Clima, Treinamentos, Avaliações de Desempenho, dentre outras. O Coaching, sendo um processo pragmático e estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, pode auxiliar o RH no processo de desenvolvimento humano.

A área de Recursos Humanos tem como meta facilitar o alcance dos objetivos compartilhados entre empresa e colaboradores através do desenvolvimento destes.

Na busca de sua meta várias estratégias são utilizadas, como Pesquisas de Clima, Treinamentos, Avaliações de Desempenho, dentre outras.

O Coaching, sendo um processo pragmático e estruturado com foco no alcance de metas e objetivos, pode auxiliar o RH no processo de desenvolvimento humano.

Antes de tudo é preciso entender que o processo de Coaching é individual, porém podemos utilizar algumas de suas técnicas e processos para apoiar os nossos colaboradores. Uma vez que o RH é staff e trabalha a fim de dar suporte às lideranças na gestão de pessoas, as habilidades de um Coach de escuta atenta e estruturada e perguntas capazes de promover reflexão e extrair do indivíduo as respostas mais adequadas para a sua realidade podem ser extremamente valiosas nessa tarefa.

Em todos os momentos na organização, a cada novo projeto a ser implantado, sempre estaremos diante do que, em Coaching, pode ser chamado de Modelo Grow, onde temos o objetivo ou meta (Goal), o momento real, a situação em que de fato nos encontramos (Reality), as alternativas ou possíveis soluções (Options) e o quê de fato será feito (What).

Entendendo que cada empresa possui uma realidade e cultura únicas e que o maior erro do RH é “copiar e colar” as “melhores práticas”, algo que devemos nos perguntar constantemente é: quem sabe o que é melhor para esta empresa, para esta equipe, para este líder do que a própria empresa, equipe e líder?

Enquanto RHs precisamos nos afastar do papel de babás e governantas que tantas vezes nos impomos e devolver ao nosso cliente interno o poder que ele tem de encontrar as soluções que lhe são necessárias.

E assim estaremos atuando como Coachs de nossas empresas, acreditando verdadeiramente no potencial que cada ser humano que compõe a empresa tem de encontrar soluções, se desenvolver e alavancar resultados.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

REBECA ZAUPA GONÇALVES

REBECA ZAUPA GONÇALVES

Master Coach

Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Psicóloga pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, com Formação em Análise do Comportamento e foco de atuação direcionado à área da Psicologia do Trabalho/Organizacional, tendo implantando o setor de Recursos Humanos e seus subsistemas em empresas de negócios diversificados.

+1
share

Comente

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.