O Coaching X o Apagão de Talentos

É chegada a hora da “passagem do bastão” das gerações. Como as organizações tem se preparado para gerenciar e conviver de forma saudável? Como os gestores da geração dos Baby Boomers estão se preparando para a chegada dos novos líderes da geração Y? Como os futuros líderes e gestores da geração Y estão recebendo o bastão dos os Baby Boomers e se preparando para passar aos Nativos Digitais?

Esta “guerra de gerações” está sendo travada agora em pleno no século XXI.O medo da mudança dos legados construídos, a falta de abertura a novas tendências por parte dos Baby Boomers, e a sede por mudanças, automatização da realização de processos seculares por parte dos Geração Y têm tornado esta transição inflexível ou até mesmo insegura.

O tão temido "Apagão de Talentos" já fora citado na revista Exame de agosto de 2011 e já alertava para o citado, jovens começam projetos e os largam pelo caminho, iniciam em carreiras e as abandonam. Incertezas de manter um legado e construir um mundo tão sonhado como Steve Jobs dentre outros fazem com que muitos Geração Y façam parte desta crescente estatística. Onde estão os talentos? Onde estão e estarão os líderes do futuro?

A automatização dos processos, a digitalização das ações esmaga de forma assombrosa uma geração que tanto fez no passado o que é vivido no presente, e se sente obrigado a se adaptar a atual tendência. E por que os “donos” da evolução digital não devem buscar o conhecimento de antes? Por que não conhecer a história de pessoas que viveram sonhos, lutaram por legados? Este conflito de ideias e a ansiedade por mudanças rápidas são alguns dos responsáveis pelo "Apagão de Talentos". Quando se fala em Apagão, não se diz em falta de profissionais, pois diversas empresas investem na construção de um banco de talentos, construção esta que começa até mesmo nos bancos de faculdades. Falamos dos talentos diferenciados, aqueles que fazem a máquina andar, aqueles que lideram, aqueles que fazem as metas acontecerem, aqueles que acreditam e buscam criar e deixar um legado.

O Coaching, metodologia utilizada para apoiar pessoas, grupos e empresas a cumprir ou criar metas, vem como solucionador deste impasse. Metodologia totalmente focada no acesso de recursos internos do Coachee (cliente) ao agregar ganho e resgatar os dons adormecidos, o Coach (profissional capacitado) faz com que o profissional se sinta motivado e com olhos no futuro tanto na vida pessoal como profissional. A reorganização e alinhamento de identidade faz com que o Coachee se veja como autor do processo de mudança e não como um mero ator coadjuvante.

Cada vez mais e mais empresas investem em profissionais especializados, o Coach, para proporcionar ao capital intelectual das organizações este link de acesso, realizando uma “passagem de bastão” saudável e com ganhos para todos envolvidos. Diversas aplicações do Coaching, feita por profissional devidamente credenciado e competente, levará ganhos imensuráveis a diversas áreas das organizações tais como, liderança, gestão, finanças, equipes dentre outras.

Grandes e inteligentes empresas agregaram para seu processo evolutivo o Coaching, ferramenta de crescimento e apoio as mudanças tão rápidas que é a sucessão de gerações. Quem souber investir em um profissional capacitado e conduzido por um processo de alta performance proporcionado pelo processo de Coaching, colherá resultados excepcionais.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.



Autor: EMANOEL LOURENÇO SILVA

Compartilhe

Contato

Telefone e E-mail

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

A Elite do coaching na palma da sua mão

Baixe nosso aplicativo nas plataformas IOS e ANDROID

Redes Sociais

Acompanhe a SLAC em nossos canais e fique por dentro das novidades.

Te Ligamos