Jesus, O Coach Perfeito.

Os coachees de Jesus eram homens sem muita perspectiva de alcançar patamares acima dos quais se encontravam e muito menos criam que pudessem ter respostas satisfatórias para seus dilemas e dificuldades

O processo de coaching visa em suma ensinar sem ensino, como diria Sir Jonh Whitmore. O processo é na verdade um pano de fundo de algo muito mais importante que está acontecendo internamente no coachee. Autodescoberta. Um aprendizado perfeito extraído do lugar considerado menos improvável, você mesmo. Jesus estando com seus discípulos sempre os questionava acerca de questões que estes mesmos duvidavam conseguir responder. Realmente eles não tinham a capacidade da resposta, pois não haviam sido confrontados pela verdade com a pergunta perfeita para a ocasião apropriada.

Certa vez Jesus sendo inquirido por um grupo de religiosos retruca com duas perguntas e não com respostas:
Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? "
Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim?"
O que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Luc 5:21-23 

Percebam que Jesus em sua primeira pergunta retórica vai na profundidade da CRENÇA, com o por que, que mesmo evitado no processo de coaching nos revela uma resposta no nível neurológico de crenças. A pergunta do grupo religioso baseia-se em um nível neurológico de identidade, desta forma Jesus vai logo na crença que os motiva pensar em alguém com as características que os mesmos desejavam que fosse o seu SALVADOR. Logo após Jesus pergunta "O que", trazendo para o nível de comportamento, fazendo-os refletir sobre o comportamento que eles não tinham, porém buscavam em outrem.

Com seus discípulos da mesma forma Cristo fazia:
Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".
E eles discutiam entre si, dizendo: "É porque não trouxemos pão".
Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: "Homens de pequena fé, por que vocês estão discutindo entre si sobre não terem pão? Mateus 16:6-8

Nesta ocasião Jesus falava aos seus discípulos sobre em que eles criam e os mesmos estavam preocupados com o alimento pelo qual não haviam levado consigo. Jesus então mais uma vez lança mão de uma pergunta em nível de crenças, desmistificando-as e confrontando-os com algo que os mesmos não haviam analisado, porém já conheciam e outrora tiveram passado.

Os coachees de Jesus eram homens sem muita perspectiva de alcançar patamares acima dos quais se encontravam e muito menos criam que pudessem ter respostas satisfatórias para seus dilemas e dificuldades. Numa época em que todo nível de ensino baseava-se em muitas vezes histórias contadas e pouco se tinha acesso aos escritos. Analisando o sucesso deste homem chamado Jesus de Nazaré ou O Nazareno. Este instruiu a doze, perdendo somente um, e destes sabemos nós que muitos se formaram, permanecendo vivos até hoje seus ensinos. Jesus sem dúvida foi e é o maior e melhor Coach de todos os tempos.

Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

Daniel Cavalcanti

Daniel Cavalcanti

Administrador de Empresas CRA 03022-16, Gestor de Marketing, Teólogo, Life Coaching e Analista de perfil comportamental. CEO Fjorten Coaching & Consulting. fjorten.com.br e marketingpravc.com.br.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.