Olhar para o trabalho, nos dias de hoje, nos remete a uma nostalgia. Tantas incertezas, tanta insegurança...

Analisemos quais são as principais queixas. Refletir sobre elas pode ajudar.

Falta de orientação da chefia: boa parte dos chefes precisa, sim, melhorar a orientação dada à equipe, trazendo estímulo, clareza de objetivos e transparência, principalmente em tempos de crise. Contudo, a motivação é intrínseca e seria injusto colocar a responsabilidade pelo sucesso em nossa carreira na mão deles. Nós somos responsáveis por ela;

Desenvolvimento pessoal insuficiente: dedicando boa parte de seu tempo à organização, o colaborador “espera” que a organização o ajude a evoluir na sua carreira. Essa questão deve estar no foco do colaborador. Esperar, só faz o tempo passar. Cabe a cada um procurar analisar e saber do que está precisando para crescer em sua ocupação.

Chefe despreparado para a função: sempre poderemos nos deparar com esta situação. É necessário termos em mente que todas as pessoas estão sempre em desenvolvimento. Portanto, façamos para colaborar com o crescimento da equipe, nos tornando prestativos e atentos às necessidades dela, auxiliando o chefe na busca de resultados.

Falta do reconhecimento de direito: se focarmos somente na questão salário, nos frustraremos. Certamente, não é o salário que nos torna satisfeitos. E, sim o reconhecimento por um bom trabalho realizado. Então, procuremos identificar qual trabalho é esse, onde encontrá-lo e planejar para alcançá-lo o mais rápido possível. Assim, teremos dias mais felizes, tendo como consequência um salário para nos manter.

Ideias ignoradas: há muitas reclamações neste sentido. Paremos para refletir na seguinte questão: quando fornecemos uma ideia, ela é somente isso. Dar a ideia não significa que ela deverá ser colocada em prática. Uma ideia precisa ser analisada. A visão do superior é muito mais ampla que a do colaborador. Assim, dedique-se ao seu desenvolvimento e continue dando suas ideias e sugestões. Isso fará bem ao grupo porque, quando for oportuno, ela será aproveitada e o mesmo será bastante beneficiado. 

Ausência de um propósito no trabalho: saber qual a finalidade de seu trabalho e dar valor ao que faz é muito importante para se sentir útil e satisfeito. Assim, se a informação não chegar pelo seu chefe, vá atrás dela. Busque, pesquise e não espere tudo de “mão beijada”

O trabalho ocupa espaço em nossas vidas. Faz parte dela desde muito cedo. Sabendo cuidar adequadamente dessa área, certamente conseguiremos grandes progressos.

Precisamos nos conhecer, saber de nossas potencialidades e limitações. Devemos traças objetivos desafiadores, porém atingíveis. Cuidemos de nossa área profissional porque ela é um dos pilares sem o qual nossa vida se tornaria sem sentido.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.