Como ter alta performance na vida profissional e pessoal?

Vivemos em uma era na qual precisamos apresentar uma performance excepcional no trabalho, superarmos obstáculos e vencer batalhas contra concorrentes, a economia e nossos problemas pessoais. Mas como manter um nível alto de energia, conciliando nossa vida profissional e pessoal, sem deixar a desejar em nenhuma dessas esferas? Conheça a chave para o sucesso e a alta performance.

Vivemos em uma era na qual precisamos apresentar uma performance excepcional no trabalho, superarmos obstáculos e dificuldades todos os dias e vencer batalhas contra concorrentes, a economia e nossos problemas pessoais. Mas como manter um nível alto de energia, conciliando nossa vida profissional e pessoal, sem deixar a desejar em nenhuma dessas esferas?

O equilíbrio entre os aspectos emocional, físico, profissional e pessoal é a grande chave para apresentarmos alta performance em todos eles, e consequentemente viveremos de forma saudável.

Os desgastes do cotidiano nos impedem de manter um alto nível de energia, o que nos leva a priorizar muitas vezes o trabalho e negligenciar outras áreas de nossa vida, como por exemplo, espiritualidade, família, exercícios físicos e desenvolvimento intelectual. O desequilíbrio pode causar perda de foco e motivação, gerando impacto no resultado do nosso trabalho e em nossa vida pessoal.

Os sintomas da falta de equilíbrio são: impaciência, irritabilidade, negatividade, vulnerabilidade a emoções negativas, mal gerenciamento do tempo, distração e ineficiência.

Tudo isso, aliado ao cansaço do dia a dia, se transformam em barreiras de performance e falta de foco, gerando falta de tempo para projetos mais longos de melhoria continua e nosso tempo é gasto (não investido) em gerenciamento de crises. Vivemos para “apagar incêndios” no trabalho e em nossa vida pessoal.

Mas de onde vem esse consumo desenfreado de energia? Um exemplo, é a nossa alimentação. O que comemos pode influenciar nosso nível de energia e se consumirmos alimentos pobres em nutrientes e ricos em gorduras e carboidratos, podemos sofrer de irritabilidade e perda de foco, o que no trabalho pode significar, problemas de relacionamento, necessidade de refazer tarefas e consequentemente mais trabalho, afetando negativamente o equilíbrio mencionado acima.

A falta de exercícios físicos também contribui para a perda de energia, pois eles nos ajudam a desintoxicar nosso corpo de emoções negativas e promovem renovação mental.

Outro aspecto que influencia nossa energia são as atitudes alheias. Os relacionamentos são importantes fontes de renovação. Sendo a energia altamente contagiante, o contato com outras pessoas pode afetar como nos sentimos e reagimos. A negatividade se alimenta de si mesma e infelizmente também contagia. A forma como nos sentimos e reagimos a determinadas situações é uma escolha individual. Sabendo que não controlamos as reações alheias, podemos nos concentrar em nossas atitudes para não mergulharmos na negatividade dos outros.

Outra importante fonte de energia é o senso de propósito. Manter o foco no que de fato queremos da vida, conhecermos a nossa paixão, o sentido de nossa existência nos ajuda a avaliar melhor nossas escolhas e minimizar o sentimento de vítima e a falta de controle das situações.

Para mantermos um alto nível de energia e uma performance excepcional, é necessário compensar o que gastamos durante o dia com uma boa noite de sono, alimentação equilibrada, relacionamentos interpessoais saudáveis, exercícios físicos constantes e dedicação espiritual. Assim, evitaremos o gasto desenfreado de energia, compensando-o adequadamente e evitando possíveis doenças, ansiedade, negatividade, raiva, dificuldade de concentração e perda da paixão. A nossa energia atrofia se não a usarmos em todo seu potencial, e acaba se a usamos demais sem compensar a perda. O equilíbrio é a chave para o nosso sucesso!

Baseado no livro The Power of Full Engagement - Jim Loehr e Tony Schwartz, Free Press. 2003.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

Marcela Harrisberger

Marcela Harrisberger

Life Coach

Life Coach credenciada pela SLAC, é formada em Jornalismo e pós graduada em Gestão de Pessoas pela FAAP e em Psicopedagogia. Possui vasta experiência como gestora de equipes e atualmente presta consultoria em desenvolvimento profissional. Realizou diversos cursos no exterior, entre eles treinamentos específicos para equipes pedagógicas na África do Sul na Inglaterra.

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.