Como ser proativo pode mudar a sua vida

Nesse artigo falo um pouco sobre como a proatividade, ao contrário da reatividade, pode nos impulsionar a sermos mais bem-sucedidos e vitoriosos.

Muitas pessoas entendem a Proatividade como a antecipação de tarefas. Proativo é quem não espera ter ordem para resolver problemas, mas, antes, vai lá e resolve.
Tudo bem, essa é uma ótima forma de se entender a proatividade. Hoje, porém, gostaria de explorar esse termo um pouco mais. Aliás, não o termo, mas a pessoa cujo o termo lhe cai bem. Para isso, vamos falar um pouco do contrário: A Reatividade.
Pessoas reativas são aquelas que estão deitadas em berço esplêndido, esperando alguma força externa (às vezes, extrema) que seja capaz de lhes tirar da inércia em que se encontram. Essas pessoas, constantemente, estão estressadas, fadigadas e se ocupando, no lugar de produzir.
Sei que isso parece contra-intuitivo, mas é como acontece. Quando você não se prepara para algo, elaborando uma visão clara do resultado almejado e um planejamento detalhado e eficaz, você, tacitamente, aceita fazer parte da agenda dos outros.
O reativo é um indivíduo que, com muita frequência diz "sim" querendo dizer "não". É alguém que se sente improdutivo, procrastinador e desmotivado, porque parece que não consegue nunca realizar algo. " Parece que tem algo de errado comigo!", ele diz. E há!
Pessoas que são reativas interpretam o ambiente da forma como lhes é apresentado. Não tem condições de enxergar alternativas e oportunidade pois:
a) não sabem aonde querem chegar e;
b) não planejaram nada para as suas próprias vidas.
Elas simplesmente reagem, de forma descuidada, às circunstâncias que se apresentam. Essas pessoas são ocupadas pelas tarefas urgentes, mas trabalham pouco naquilo que realmente importa.
As pessoas proativas tem uma postura diferente em relação a si mesmas e em relação ao mundo que as rodeia.
Em primeiro lugar, a proatividade faz com que o indivíduo busque extrema clareza quanto aos objetivos que tem e em relação aos resultados que espera. Não apenas sabem o que querem, mas quais serão os indicadores que provarão que realmente conseguiu.
Depois que definem OS RESULTADOS, passam para a fase seguinte, que é: detalhar os MEIOS para se chegar lá, definindo alternativas e atitudes para com as dificuldades e oportunidades.
Pessoas proativas dizem não com certa frequência, mas conseguem embasar muito bem suas respostas. Não podem simplesmente deixar que a agenda de outros interfira na sua, uma vez que já tem claro para si o lugar aonde quer chegar e o porquê de chegar lá.
São pessoas conectadas com seus valores, missão pessoal e princípios essenciais. Andam como andam porque estão constantemente atendendo aos seus princípios. Pensam como pensam pois entenderam e relevância de construir as suas próprias vidas.
Por falar nisso, os proativos não aceitam permanecerem em Inércia. Precisam saber qual é o próximo passo, mesmo que esse passo seja o descanso. Atribuem às suas tarefas sentido. Um sentido maior do que o da simples execução. Enxergam com facilidade o caminho e entendem que cada passada tem um papel específico nesse percurso.
Por assim serem, interpretam o ambiente de forma que os favoreça. Sabem de suas limitações e das ameaças que o mundo apresenta, mas procura as oportunidades escondidas e as alternativas mais favoráveis para se prosseguir com seus planos. Não são uma vítima das agendas alheias, nem independentes dos relacionamentos. Desenvolveram a habilidade de serem assertivos e uma visão vencer/vencer para com os outros.
Se você quer realmente ser produtivo, cumprir com seus objetivos e ter a vida que tanto deseja, faz mais sentido para você ser Proativo ou Reativo?
Quais foram os ganhos que você teve até hoje sendo Reativo? O que você pode esperar do seu futuro se continuar sendo Reativo? E caso você decida se tornar uma pessoa Proativa, como isso pode te ajudar a realizar seus objetivos? O que você pode esperar de você mais Proativo para os próximos anos?


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Daniel Frechiani Melo

Daniel Frechiani Melo

Life Coach

LifeCoach licenciado pela SLAC, com especialização em técnicas avançadas de Coaching pela Florida Christian University, FL - EUA. Alem de Coach, é Palestrante e Trainer em Produtividade, Alta Performance e Finanças Pessoais

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.