Coach, garanta a saúde do seu coachee

O artigo mostra que o coach tem que certificar que seu coachee está desenvolvendo uma atividade física ou dieta da melhor e mais segura maneira possível. O cliente motivado sempre procura atividades extras visando melhorar a saúde, mas a maioria faz por impulso sem procurar a orientação de profissionais, o que pode trazer consequências desastrosas a médio e longo prazo.

É bastante comum os coachees se sentirem tão motivados durante o processo que os levam a iniciar caminhadas, academia e dietas pois tendo a autoestima elevada ao atingir a alta performance, o natural é que a saúde ganhe foco.

Nessa hora é muito importante o coach verificar e validar se essas atividades estão sendo realizadas da melhor e mais segura maneira possível. Cuidar da saúde é algo extremamente importante pois o cliente precisa dela para manter a meta quando chegar até o estado desejado, mas fazer isto de qualquer maneira poderá ter consequências desastrosas. Sendo o coach e o processo de coaching o que alavancou a estima dele, é responsabilidade do profissional garantir a segurança e o bem-estar do seu cliente neste ponto.

As pessoas quando tomam a iniciativa de fazer alguma atividade física ou dieta, na sua maioria, começam sem a orientação de um profissional de apoio dessas áreas. É bastante comum as pessoas se juntarem aos grupos de caminhada nos bairros, entrar nas academias em promoção perto de casa ou do serviço e fazerem qualquer dieta feita por um conhecido ou uma que viu na televisão ou internet. A princípio a sensação é boa mas sabemos muito bem que a médio e longo prazo esta atitude tomada por impulso, sem se levar em conta os prós e contras, poderão trazer problemas sérios à saúde dele.

Cada pessoa é única, com suas características e particularidades. Certas coisas funcionam com uma pessoa, mas não tem o mesmo efeito com outra. Tive uma alergia causada por algo que comi. Na minha casa somos em três pessoas, mas somente eu tive a alergia, sendo que todos comeram a mesma comida. Isso mostra bem que cada um tem seu metabolismo e que cada organismo é único e isso tem que ser levado em conta.

O mesmo vale para os exercícios e dietas. Um profissional através de exames e testes consegue definir as melhores atividades, dietas e sequencias de exercícios para cada um, em cima de fatos e evidências apoiados pela ciência e a credibilidade das ferramentas usadas para a obtenção dos valores pessoais de cada um.

Dessa forma, as atividades e dietas darão os melhores e mais seguros resultados a pessoa, não a expondo a riscos futuros.

A melhor coisa a ser feita pelo coach diante de seu coachee motivado ao ponto de querer fazer uma atividade ou dieta é garantir que tudo seja feito com a orientação de bons profissionais. Através das perguntas bem elaboradas ele verá que agir por impulso trará riscos futuros que podem comprometer as melhorias e metas. Temos que apoiar nosso cliente a ter o que quer e tão importante quanto isto está em manter o que com muito custo foi conquistado.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Julio Cesar de Oliveira Rondino

Life Coach

Professional Personal Coach formado pela SLAC - Sociedade Latino Americana de Coaching; Analista de DiSC Profiler, Professor de Inglês formado pela Wizard. Ator e diretor (teatro); Escritor e palestrante; Técnico em processamento de dados formado pelo Colégio Manuel Bandeira. Mais informações acesse: www.juliocoach.com

+1
share

Comente

Programa Foco e Gestão com Sulivan França

Artigos dos Membros SLAC Coaching   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.