O significado da palavra resiliência é desconhecida de muitos; segundo o dicionário Aurélio, significa:
1 - Propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer choque ou deformação.
2 - Capacidade de superar, de recuperar de adversidades.
Na física para exemplificar, é considerado como um material resiliente, aquele que, após sofrer uma pressão sobre ele altera seu estado natural, contudo ao cessar o impacto exercido, volta para a sua forma normal, o elástico é um excelente exemplo de material resiliente, devido a sua flexibilidade.
A psicologia e a administração incorporaram o termo, considerando pessoas resilientes aquelas que passam por dificuldades, mas que saem fortalecidas das mesmas após o fim das adversidades.
Na administração, conceitua-se profissionais resilientes aqueles que superam-se em períodos de forte pressão ou crise, assim como julgam empresas resilientes, as com eficácia para superar períodos de contrariedade e com criatividade se fortalecem nestas fases, usando as mesmas para a gestão da mudança, invariavelmente tão vitais para profissionais e organizações.
A psicologia considera resilientes, as pessoas que trespassam por atribulações, traumas, perdas e mesmo assim as vencem, por vezes, utilizando os infortúnios como trampolim para o crescimento pessoal, demonstrando grande equilíbrio emocional e habilidade de administrar as emoções.
E você que lê o que escrevo, é resiliente?
É como o elástico que estica, mas não rompe?
Ou tem sucumbido diante das intempéries da vida?
Se a resposta é sim, sou resiliente!
Parabéns!!!
Todavia, se a resposta é não; pois tem você se fragilizado excessivamente nas provações, está demasiado preso aos problemas, ao passado ou a opinião dos outros, determine mudar isso; estar bem é uma escolha. Toda a mudança em nós, que seja necessária e efetiva, principia com a determinação de mudar.
Quando direcionamos nossos olhos para as alternativas, retirando-os do foco nos problemas, as opções clarificam e surgem, tornando o mais viável e sábio corrermos na direção das resoluções.
Seja resiliente! Volve os seus olhares para as soluções, e tenha a plena certeza, que este é um processo libertador, que começa com uma decisão e ela é sempre intransferível, é sempre sua.


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.