Para tornar mais fácil a explicação, vou fazer uma analogia com o futebol: digamos que o seu time tenha uma postura exclusivamente defensiva, ou seja, joga na famosa “retranca”, neste caso dificilmente levará um gol, porém também não irá marcar, o jogo normalmente acaba no zero a zero. Agora, se o seu time tiver uma formação ofensiva, vai pra cima do time adversário, tenta o gol a todo o momento, provavelmente irá sofrer vários gols, mas marcará muitos também, neste caso se for mais eficiente ganhará o jogo.

Então quero te perguntar, que tipo de estratégia você prefere ver seu time jogar durante o campeonato? A estratégia de ir pra cima, ou seja, tomar gols mas atacar e fazer muitos gols ou a estratégia de jogar na retranca e ficar só na defensiva, sempre correndo o risco de tomar um gol e perder a partida? Acredito que você vai optar pela ofensiva, ou seja, o time que se arrisca e luta pela vitória. Na vida também é assim você pode jogar para não perder ou para ganhar.

E como seria jogar para não perder? É você simplesmente permanecer onde esta, não se arriscar em direção a coisas novas, oportunidades, não avançar em direção aos seus sonhos com medo de perder aquilo que já tem. É quando você decide olhar para trás e percebe que ficou parado no tempo, começa a fazer a retrospectiva da sua vida pontuando as várias oportunidades que deixou passar.

Mas tenho a certeza que você já jogou para ganhar, por mais de uma vez em sua vida, e se parar para pensar vai lembrar-se destas conquistas. A sensação de medo de falhar que você teve, mas sabia o quão importante era alcançar o objetivo que não desistiu, e ai quando teve êxito, que sensação maravilhosa, né? No meu caso algumas vezes até cheguei a me sentir como o “dono do mundo”. Em analogia com o futebol, parecia que tinha ganhado um campeonato.

Mas, se é tão legal jogar pra ganhar, por que você não faz isso sempre? Por uma questão muito simples, jogar pra ganhar dá muito trabalho, requer sair da inércia, vencer barreiras, ter estratégia, superar obstáculos, mas principalmente encarar o sucesso. Muitas vezes você prefere jogar pelo empate, ou seja, ficar onde esta, por medo da mudança, apesar de ter sonhos fantásticos aplica a auto sabotagem.

No jogar pra ganhar, é necessário que você mude seu mindset, com isso além de vencer as barreiras que te mantém onde esta agora, você também irá encarar o sucesso e sua nova vida com naturalidade. Mas para que isso aconteça é muito importante que você pense exatamente como pensa alguém que esta aonde você quer chegar. Vou dar um exemplo: Se você pretende ser um diretor na empresa que trabalha, tem que começar a pensar como tal, pois só assim você conseguirá alcançar e se manter no cargo. Se não fizer isso e mantiver aquele pensamento: eu gostaria de ser diretor, mas acho que é muito pra mim... você nunca alcançará este cargo porque seu mindset não esta preparado para isso e desta forma terá muitas dificuldades em transpor os obstáculos que irão aparecer.

Mas digamos que após ver tudo isso você ainda tenha a dificuldade de jogar para ganhar, deixa eu te dar uma dica que vai te ajudar a mudar seu jogo: Se desprenda do seu eu e comece a se observar do lado de fora, como um torcedor de um time, ok? Neste caso que atitudes você gostaria que o seu eu começasse a ter no jogo da vida? Você gostaria que ele terminasse empatado ou ganhasse o jogo? Se você quiser que ele ganhe, que atitudes você propõe que ele tome agora e no futuro próximo para ganhar o campeonato?

Vamos lá, tenho a certeza que de agora em diante você só vai jogar pra ganhar, então sucesso!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

Marcelo Gaspar Pinto

Executive Coach

Especialista em metas – Palestrante, Life & Executive Coach, Analista DISC®. Médico desde 1994, e empresário. Atualmente ministro palestras com foco na realização de Metas, coach, sendo pós graduando em Gestão em finanças e auditoria na Fundação Getúlio Vargas.