Refletir sobre o futuro é muito importante para saber os caminhos que devemos seguir e escolher as melhores alternativas para a vida, porém temos que viver o presente para chegar ao futuro que desejamos. Usando o Coaching para nos auxiliar neste sentido, podemos nos perguntar: O que eu tenho que fazer hoje para conseguir chegar à minha meta? Desta maneira, usamos o presente para mudar a direção propositalmente para alcançar os objetivos no futuro.

O primeiro passo é aprender a relaxar. A lentidão é provocada pela preocupação do que temos pela nossa frente, o futuro, que nos faz realizar muitas ações para não correr riscos. Outro ponto é o passado que nos prende, fazendo ruminar as circunstâncias do passado e impulsionando o sentimento de raiva. Por estes motivos, o processo de relaxar é fundamental para aproveitar melhor o presente.

O segundo passo é aceitar o passado. Ao viver temos que nos desprender das coisas ruins que aconteceram no passado, proporcionando uma sensação de alivio. O autor, William Ury, escreveu a frase: “Perdoar quem nos fez mal não significar aprovar nem esquecer o que foi feito. Significa aceitar o fato consumado e nos libertar de seu peso opressivo.” Segundo o autor, o reenquadramento da história para gerar um significado positivo é necessário para conseguir aceitar o passado.

O terceiro passo é confiar no futuro. Quando começamos a pensar no futuro, muitas vezes remetemos o pensamento nas incertezas que temos na vida e, possivelmente, o medo está atrelado ao caminho que pode ser levado. Sendo assim, muitos de nós aumentamos o nível de ansiedade e, consequentemente, chegamos ao estresse. A confiança é a atitude que pode efetivamente combater o medo dentro de si e levar a consciência de aproveitar o presente.

O quarto passo é abraçar o presente. Quando pensamos em algo que aconteceu no passado, aprende-se com as experiências e que nos ajuda a nos programarmos as ações futura, porém temos que viver o presente para conseguir direcionar o nosso futuro. Entretanto, muitas vezes olhamos para o passado resistindo com algo que não temos mais o que ser feito, mas isso deixa preso nas ações do presente. A chave do sucesso é entender que o passado nos auxilia no conhecimento e nas tomadas de decisões no presente, proporcionando a possibilidade de escolhas no futuro.

Seguindo os quatro passos, o viver o presente se torna mais fácil e prazeroso, trazendo uma grande mudança na vida de cada um de nós. O que pode auxiliar nas etapas acima? O Processo de Coaching ajudará o Coachee em todas as etapas, pois as sessões tem o objetivo de construir planos de ações semanais para chegar a meta no futuro.

Viva o presente para você construir o seu futuro tão sonhado! Lembre-se que só depende de você. Boa sorte!



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.

  0   0

MARCIO CINTRA DA LUZ

Master Coach

Master Coach, MBA Gestão de Pessoas, Administração de Empresas e inglês fluente. Experiência em desenvolvimento de novos canais de vendas, gestão de grandes contas, vivência na criação de plano e aplicação de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Experiência sólida em gestão de pessoas, produtos financeiros, consultoria e treinamento.