“O que é verdadeiramente importante para mim?”

Você já se fez essa pergunta? Para falarmos de valores, é imprescindível respondê-la. Afinal, você pode não saber, mas são os seus valores que norteiam as suas escolhas e, consequentemente, boa parte da sua vida.

A princípio, é preciso entender que os nossos Valores Pessoais são compostos de tudo aquilo que escolhemos dar grande significado e importância em nossas vidas. Por exemplo:

·         Saber sentir empatia;

·         Ser prestativo;

·         Aprendizagem;

·         Lealdade;

·         Fé;

·         Respeito por si próprio;

·         Dignidade;

·         Realização Pessoal;

·         Independência;

·         Sabedoria;

·         Ser capaz;

·         Conforto;

·         Entre tantos outros...

Esses valores servem como base para nossas escolhas no dia a dia. Quando priorizamos o trabalho a voltar para casa e estar com a família, por exemplo, ou quando ajudamos um desconhecido mesmo estando em um péssimo dia – Nesses momentos é que nossos valores pessoais podem nos conduzir ao estilo de vida que desejamos, ou exatamente o contrário.

Alguns desses valores podem ser herdados – pela família, por aqueles com os quais convivemos, ou até mesmo de outros, cujos valores julgamos válidos, e assumimos para nós –, e mesmo assim são uma questão de escolha. Quando você não possui esse entendimento, e não está consciente do poder que tem de questionar os seus próprios valores pessoais, tende a tomar atitudes sem muita percepção de como elas podem  lhe afetar no futuro, trazendo desgaste emocional, conflitos internos constantes e menor chance de assertividade em suas escolhas pessoais.

Quando, pelo contrário, o indivíduo encontra-se consciente de quais são os seus principais valores, consegue então ter uma visão clara das atitudes que deve ter para se aproximar do estilo de vida que deseja. Em muitas situações, precisamos mudar nossos valores. Em outras, precisamos ser fiéis aos nossos valores mais verdadeiros.

É um assunto que envolve questões básicas, porém determinantes para o desenvolvimento pessoal de qualquer indivíduo, valendo a pena tomar alguns minutos do seu dia para uma reflexão. Aproveite a pequena listagem de valores acima como exemplo. Em um ambiente tranquilo e sem interrupções, pare e questione-se por alguns instantes: “Quais são os meus valores fundamentais? Tenho vivido de acordo com o que desejo? O quão distante me encontro do estilo de vida que realmente desejo viver? Minhas escolhas atuais condizem com o meu estado desejado? Se não, o que posso fazer para mudar? E quais valores preciso repensar?” Se necessário, escreva seus valores em um pedaço de papel e repense sobre cada um deles de tempos em tempos.

São perguntas simples, mas poderosas para guiar o ser humano em um momento de auto conhecimento, sem o qual torna-se muito mais difícil alcançar o que queremos! A partir disto, faça então uma escolha: Descarte os valores que te afastam daquilo que acredita, e opte por aqueles que irão auxiliá-lo no caminho em direção ao que você realmente quer! O poder de mudança está em suas mãos!