"Atingir todo seu potencial, e poder desfrutar de tudo que as suas habilidades possam proporcionar”. Este é um objetivo comum a muitos profissionais e, segundo os dicionários, o significado da expressão alta performance.
Entendo alta performance como a otimização da atuação de uma pessoa ou grupo através do desenvolvimento de suas capacidades, é o resultado de escolhas comportamentais e esforços eficazes direcionados a um objetivo pretendido.
Os exemplos vão além do ambiente de trabalho, pode-se buscar alta performance nos hobbies, nas práticas esportivas ou a vida como um todo. Por exemplo, quando alguém desenvolve suas capacidades, nas diferentes áreas da vida, para viver com mais equilíbrio. Porém, observe que algo em comum aos exemplos citados é que, antes de qualquer coisa, foi definido um foco.
Para alguns a palavra foco ficou um pouco batida nos últimos anos, mas isso não exclui a importância que ela tem quando o assunto é desenvolvimento e alcance de metas. Neste sentido, Daniel Goleman, psicólogo e escritor norte-americano, elucida, em seu livro “Foco”, que a riqueza de informação reduz a qualidade da atenção - o que implica na qualidade da performance e da entrega.
Conrado Adolpho, empresário e escritor especialista em mindset disse, certa vez, que foco não é só aquilo que você escolhe, mas sim, tudo aquilo que você “desescolhe” para escolher alguma coisa. Gosto desta definição pois representa bem a prática. Normalmente quem faz muitas coisas ao mesmo tempo, tende a deixar cair a qualidade de algo que faz. Por isso é importante ter um foco bem definido, para você implementar seus esforços de maneira eficaz.
Uma boa forma de conseguir isso é saber detalhadamente o que pretende realizar. Isso significa: o objetivo desejado (aquilo que você quer alcançar); em quanto tempo pretende atingir este objetivo (um prazo, para implementar seus esforços de forma consciente); se o objetivo pode ser mensurado, se é palpável e realista; e, principalmente, o que torna este objetivo importante para você.
Essas informações lhe ajudarão a enxergar seu objetivo com mais clareza e, também, a saber onde você está em relação ao alcance da meta.
Lembre-se que a clareza é fruto do conhecimento e está bem aí com você. Você só precisa da pergunta certa!


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.