- Estou no início da carreira. O que devo fazer para ter sucesso?

- Faça um trabalho consistente.

- O que isso significa?

- Lembre-se de que a informação precisa fluir com qualidade. Informe as pessoas interessadas sobre o andamento de cada projeto, mesmo que não seja solicitado. Além disso, se antecipe, monitore suas atividades. Nada pior do que um funcionário que só age quando é cobrado.

- Interessante. Realmente, não tenho visto muitas pessoas assim lá na empresa.

- Neste caso, existe outra dica importante.

- Do que se trata?

- Assuma aquilo que ninguém quer assumir. As pessoas têm a visão de que precisam empurrar problemas. Isso dá para os gestores a sensação de que a equipe está incompleta, de que ainda têm um gargalo a resolver. Em muitos casos, essas situações complexas só precisam de alguém que bata no peito e diga: “É comigo!”. Você será reconhecido porque os líderes vão se lembrar de como era a condução daquela tarefa antes da sua presença.

- Isso não é meio egoísta?

- Claro que não. Agir assim é contribuir para uma empresa saudável, que cresce e mantém empregos. Egoísta é comprometer a equipe por tentar se livrar o tempo todo da responsabilidade. Além disso, você pode difundir essa forma de pensar.

- Sabe, tem outra questão que me preocupa. Eu cresci ouvindo que existe uma conspiração no mundo. Isso me desmotiva. Essa noção de que apenas alguns poucos privilegiados terão sucesso porque há uma panelinha e que quem está no topo se protege...

O consultor abriu um sorriso típico de quem pensa: “Ah, os jovens...”. E respondeu:

- Olha, não vou negar que volta e meia esses assuntos rolam por aí. Algumas crenças fazem sentido; outras não. De qualquer maneira, existe um escudo para isso.

- Um escudo? Qual?

- A qualidade. Se você consegue o ambiente ideal para colocar uma qualidade superior no seu trabalho, não há conspiração que consiga tomar conta de você.
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor do post identificado abaixo.

  0   0

KHALED SALAMA

Master Coach

Khaled Salama é jornalista, executivo, palestrante e coach. Escreve semanalmente sobre mundo corporativo para diversos veículos de comunicação. As palestras são nas áreas de atendimento ao cliente, trabalho em equipe, liderança e motivação. Para a trajetória completa e mais informações, acesse o site: www.khaledsalama.com.br.