Através dessas palavras, o filósofo e Prof. Clóvis de Barros Filho tenta nos mostrar que, ao contrário do que muitas pessoas acham, não existem fórmulas mágicas para a felicidade e que, invariavelmente, passaremos por tristezas na nossa vida. O segredo está em como lidarmos com essas tristezas e alegrias do nosso caminho. Não é uma visão pessimista, muito pelo contrário! Ele diz que sempre haverá momentos felizes e alegres que nos fazem seguir em frente, basta saber identificá-los e usufruirmos deles com toda a plenitude devida.

Sempre defendi que um caminho tortuoso e cheio de dificuldades nos faz dar um valor maior às nossas conquistas. A meu ver, esse discurso do Prof. Clóvis nos leva por um caminho semelhante, e por isso comecei esse texto com ele. Como coach, nós encontramos pessoas infelizes com o estado atual delas e querendo mudar para alcançar um estado desejado melhor para assim serem mais felizes. Mas muitas delas não param para pensar que toda mudança necessita de uma quebra de status quo, o que consequentemente trará desconfortos e desafios. Isso algumas vezes frusta nossos coachees, que não esperavam tais "tristezas".

Será difícil, dolorido, as pessoas duvidarão e colocarão barreiras, hábitos terão de ser mudados. Mas o momento de alegria da conquista faz com que a superação disso tudo valha a pena. Cabe ao coach suportar o coachee para que ele ultrapasse todas essas dificuldades e, no fim de tudo, consiga olhar pra trás e dizer “consegui”. Afinal de contas, como disse Randy Pausch, os muros/obstáculos da vida estão lá para nos provar o quanto nós realmente desejamos alcançar nossos objetivos.

E você? Quando um obstáculo aparece na sua vida, você tenta ultrapassá-lo ou simplesmente dá meia volta? O quão importante pra você é alcançar seus objetivos? Reflita sobre suas prioridades e o quão disposto você está para superar os obstáculos que a vida lhe impõe!
Transforme sonhos em realidade


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.