O sucesso e o reconhecimento tanto pessoal quanto profissional são importantes para o desempenho e autoestima. Confiança, responsabilidade não são os únicos itens a serem observados. Os valores e necessidades organizacionais devem estar alinhados com a escolha do perfil comportamental e as competências, que cada função exigirá.

Grande parte das empresas avaliam o perfil comportamental do candidato antes de iniciar o processo de transição. A busca por um profissional de alta performance, que tenha não só técnica mas também comportamento diferenciado em lidar com conflitos e habilidades humanas, também são características observadas e desejadas. Sabendo dessas necessidades, o candidato também tem que autoavaliar-se, conhecer seu perfil e ajustá-lo para os desafios que o novo cargo exigirá, pois nele estará inserido não apenas a equipe/organização com a qual irá trabalhar, mas também o aspecto pessoal, familiar. Crescer, desenvolver novos projetos, enfrentar novos desafios faz parte da vida, e do dia a dia do profissional. Neste processo de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, o indivíduo e a organização necessitam focar no que desejam, para melhoria e bem estar de ambos.

Visando a necessidade de explorar e melhorar as habilidades comportamentais, para que as mudanças ocorram de forma positiva, as organizações contam com o processo de coaching, que contribuirá para extrair e potencializar essas habilidades, consolidar as competências de cada função, podendo assim atingirem a alta performance. O processo de coaching, será um grande diferencial durante todo o processo de transição, pois as organizações sejam pequenas, médias ou grandes, buscam funcionários com perfis compatíveis com a missão que almejam.

Ter um coach apoiando os ajustes necessários e transformando as aspirações empresariais e pessoais em sucesso, transformando conflitos em soluções, é fator importante para uma transição equilibrada. O processo de coaching extrai o que há de melhor tanto pessoal quanto profissional, tornando-se um grande aliado para alcançar a alta performance, na busca pelo melhor perfil profissional e sucesso para as organizações. Saber o que, e como mudar com competência e eficiência faz a diferença.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.

  0   0

Celi Aparecida Provinciatto Dollevedo

Life Coach

Graduação em Estudos Sociais - Habilitação Específica para o Magistério. Professional Coach. Analista DISC Profile.