Nossa capacidade de processamento de informações é impressionante, estamos a todo momento criando e revisando milhares de pensamentos simultaneamente, mesmo que de maneira inconsciente. Estudos indicam que 95% de nossa consciência é, na verdade, subconsciente. Somada a essa capacidade de processar informações existe a plasticidade cerebral, que é assim chamada a nossa habilidade de aprender novos caminhos, estabelecer ligações diferentes de neurônios e criar roteiros de reações a partir de estímulos. Com os estímulos certos podemos provocar mudanças duradouras em nossos pensamentos, alterando o padrão de comportamento ao qual estamos habituados.

Transforme sonhos em realidade


É através das nossas crenças que formamos a percepção do mundo e de nós mesmos e a partir dessas compreensões nossos comportamentos são expostos. Em um processo de evolução do ser e amadurecimento diante da vida, buscamos alterar a forma de reagir diante de determinadas situações. Frequentemente, a forma mais efetiva de mudar um comportamento é mudar as crenças limitantes, que muitas vezes de maneira subconsciente são impostas. Ao perceber e alterar uma crença, rapidamente mudamos o meio de respostas à ela, refletindo essa ação em nosso comportamento.


Não é porque alguém disse que você é incapaz que isso é verdadeiro. Não é porque um relacionamento falhou uma vez, que os demais serão iguais. Não é porque tudo ainda não está como queria em sua carreira e vida pessoal, que não conseguirá. É muito importante ter essa consciência e buscar ser mais otimista em relação a si mesmo.


Fazer uma nova programação mental é fundamental, pois quando passamos a questionar essas crenças podemos ver o lado positivo e negativo de cada uma delas. O processo de coaching é um método eficaz para reavaliar suas crenças e reprogramar seu cérebro, trabalhar suas habilidades, encontrando pontos de melhoria e também definindo um plano de ação para derrubar as limitações existentes.


Dentro do processo, o coach, trabalha com ferramentas que detectam aquilo que limita o seu coachee de alcançar os seus objetivos. O coaching estimula de forma direta a introspecção do coachee, e é essa mesma introspecção que garantirá que o processo tenha resultado e traga mudanças significativas, abrindo a mente para a imposição de novos conceitos.


Deste modo, com certeza, o cliente estará mais próximo de alcançar os resultados desejados, garantindo maior segurança em si, aprendendo o caminho necessário para o autoconhecimento e expandindo assim as possibilidades de crescimento em todos âmbitos de sua vida.




Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.