Você já deve ter ouvido falar em Coaching, não é? O termo vem se popularizando cada vez mais, porém isso não quer dizer que as pessoas saibam o verdadeiro significado e possuem o esclarecimento do que é um processo de Coaching e quem é esse tal Coach que todos comentam.

Não, o Coach não é um treinador, como muitos pensam. Muita gente remete ao pensamento daquele exímio treinador do futebol europeu, ou aquele Personal Trainer que está fazendo sucesso nas redes sociais. É preciso desmitificar isso já!

O profissional de Coach é aquele que tem como objetivo apoiar pessoas a encontrarem a si mesmo, bem como suas potencialidades. A essência do Coaching está em fornecer suporte para que o indivíduo transforme, acessando os seus próprios recursos internos, mudando comportamentos e evoluindo.

Sendo assim, Coaching é uma metodologia que usa ferramentas e técnicas comprovadas, com o objetivo de se ter um plano de ação completamente voltado para resultados, além de poder produzir muitos insights e autoconhecimento nos clientes.

Porém, hoje em dia, muitas pessoas que se auto denominam Coaches. Você sabia que, a priori, para ser profissional é preciso fazer um bom curso (geralmente com carga horária mínima de 80 horas), com certificação? Conforme dados da ICF (International Coach Federation), dos 98% dos Coaches que receberam algum tipo de treinamento sobre Coaching, apenas 51% possuíam credenciais de uma associação profissional de Coaching.

Existe no mercado um sem número de ofertas de pessoas oferecendo Coaching, porém conforme pesquisa mencionada acima, as mesmas não possuem sequer alguma qualificação e conhecimento da metodologia, efetividade e ferramentas do processo. Coaching funciona sim e mesmo sendo uma ocupação (e não profissão) que está na moda, o método existe desde a década de 1970 e vem se aperfeiçoando e promovendo desenvolvimento consistente.

Em suma, fique atento, desconfie de pessoas que falam que são Coaches. Busque referências, pesquise se ela realmente possui o treinamento e a certificação necessária para atuar como tal e evite mergulhar em um processo que só lhe trará frustração.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.