Começo esse texto com uma máxima que certa vez ouvi e que me marcou muito na minha infância: “saber um pouco de tudo ainda sim significa saber pouco”. No mundo no qual vivemos, onde a globalização e a internet nos proporcionam acesso às informações praticamente de forma instantânea, nos vemos cercados de pessoas que “sabem um pouco sobre tudo” e dificilmente conhecemos alguém que “sabe tudo sobre um pouco”.

Concordo que é interessante conseguir puxar assunto sobre qualquer tema, com diferentes pessoas, de áreas e culturas diferentes das suas. Eu adoro quando consigo fazer isso! Mas ao mesmo tempo, muitas vezes me vejo como um completo leigo/amador ao, nessas conversas, citar termos como “me disseram” ou “eu ouvi dizer que”. Prefiro muito mais quando sou o entendido do assunto, a referência. E, para alcançar esse patamar, é preciso manter o foco naquilo que fazemos bem e naquilo que almejamos para nós, seja pessoal ou profissionalmente.

Veja bem, manter o foco nos proporciona menor dispêndio de energia naquilo que não nos interessa ou no que não nos ajuda a sairmos de nosso estado atual para alcançarmos o nosso estado desejado. Essa energia é de fundamental importância para o sucesso em nossas vidas. Portanto, quanto mais claro for seu objetivo, mais claro será onde você deve focar ou não suas energias para alcançá-lo.

Devo minha vida ao esporte, aprendi muito com ele. Ao longo das minhas experiências esportivas, aprendi que mentalizar e visualizar algo faz com que nosso corpo realize esse algo, seja ele positivo ou negativo. Quem nunca ouviu o bordão “ele acreditou, foi lá e fez”?. E aquele outro que diz “faltou acreditar”?. A direção aonde você apontar seu foco é o segredo que vai te levar à vitória ou a derrota. E o melhor foi que, com o tempo, pude perceber que o mesmo vale para todas as áreas de nossas vidas. 

Thomas Edison realizou mais de mil experiências antes de conseguir criar uma lâmpada de luz elétrica durável. E, reza a lenda, que o mesmo havia sido questionado por um de seus assistentes, ao longo desse processo, se ele não se sentia frustrado depois de haver fracassado tantas e tantas vezes. A resposta de Edison foi: “Fracassos? Não sei do que está falando! Em cada experimento, descubro algum motivo para que a lâmpada não funcione, tirando obstáculos da minha frente e me clareando cada vez mais o caminho para construí-la. Isso me aproxima cada vez mais do sucesso! Percebe? Modelar nossa mente para que mantenhamos o foco na busca do nosso sucesso é fundamental para alcançarmos o mesmo.

Portanto, eu lhe pergunto: Qual é o principal foco da sua vida ou da sua carreira? Suas ações e pensamentos estão voltados para esse foco? Se sim, estão direcionados de forma positiva ou negativa?

Revise sempre o seu foco para ver se não se desviou do seu caminho em busca do sucesso!


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.