Esses dias eu estava observando minha filha, ela adora perguntar... quer saber como as coisas funcionam? O porquê disso, o porquê daquilo? Tantos que's, como's e por que's é a forma que ela encontra para descobrir o mundo e ao mesmo tempo questioná-lo a partir de sua personalidade em formação.

Em alguns momentos, muitas dessas perguntas me surpreendem e até me deixam sem resposta, talvez porque nunca parei para pensar da mesma forma inocente e curiosa que a pequena.

E aí, eu comecei a refletir sobre a mágica das perguntas, sobre tudo que acreditamos conhecer, mas que de fato nunca paramos para questionar. Somos acostumados ao longo dos anos a dar respostas (preferencialmente que agradem aos outros), somos especialistas do “eu acho que”. Dentro desta lógica, vamos nos adaptando e silenciando diante dos porque nãos ou dos é assim e mesmo...

Por outro lado, pensemos naquelas pessoas que tem um desempenho extraordinário em alguma área da vida, inventores, empreendedores, atletas, pensadores... o que eles fizeram para alcançar seu diferencial? Eles questionaram um paradigma e a partir disso, criaram algo novo para eles e consequentemente para toda a humanidade.

Nessa viagem mental, passei a compreender melhor a importância das tais Perguntas Poderosas no coaching. Apesar de aparentemente simples, são elas que tiram o coachee do status quo. Essas perguntas o fazem despertar para novas possibilidades, novas alternativas e descoberta de bloqueios mentais. 

Numa analogia a histórias de faz-de-conta, o coach é aquele feiticeiro ou mestre que procurado para resolver um problema, responde com uma pergunta que precisa ser respondida para se chegar a solução.
Transforme sonhos em realidade

Voltemos a nossa vidinha... Quantas vezes, você faz perguntas a si mesmo sobre seus planos, seus sonhos, suas conquistas? E quando pergunta você se volta para o passado, avaliando/julgando como fez ou como agiu ou para o futuro, projetando caminhos? 

Na maioria das vezes, voltamos para o passado porque também fomos acostumados a perguntar como mecanismo de avaliação. Este é o segundo diferencial do coaching que queria trazer nesse post, no processo as perguntas evocam sempre ao futuro, servem como bússolas para que o coachee trace sua melhor rota.

E aí, qual a pergunta você pode se fazer hoje para alcançar seu maior sonho?



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.