O nadador Michael Phelps competiu várias vezes apenas contra a linha do recorde mundial (e algumas vezes ganhava dela com certa facilidade). Quando Yelena Isinbayeva entrava no estádio a pergunta não era se ela iria vencer, mas sim se ela quebraria o recorde mundial do salto com vara mais uma vez. O Dream Team de basquete dos Estados Unidos, que jogou as Olimpíadas de 1992, chegou a Barcelona sabendo que iria ganhar o ouro, só não sabia de quantos pontos de diferença dos outros times ou quantas enterradas daria durante o jogo. Estamos cheio de exemplos no esporte de atletas que praticamente não possuíam adversários. Isso nos faz pensar o que esses times e esses atletas fazem para conseguir se manterem motivados pra continuarem competindo. A resposta é: superação.

Um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos (se não o maior), Ayrton Senna, era famoso por sempre se superar. Por vezes, mesmo muito à frente de seu oponente mais próximo, ele continuava buscando ser mais rápido, dando uma volta em quase todos os outros carros da corrida. Isso acontecia porque ele queria ser o melhor, mesmo que isso significasse ser melhor do que ele mesmo.

Senna disse uma vez que quando você descobre seu limite você trabalha sempre em direção a ele e, quando você “toca esse limite”, de repente, você tem a oportunidade de ir um pouco mais longe, de ultrapassar essa barreira. A oportunidade está ali, é só dar um passo a mais. Mas como dar esse passo? Segundo Senna, “com o poder da sua mente, sua determinação, seu instinto, e a experiência também, você pode voar muito alto.”

Muitas pessoas se encontram numa zona de conforto, não buscam serem melhores do que são hoje. Já ganham o suficiente pra sobreviver, tem uma vida confortável... Para que ambicionar algo a mais? Mas... Será que isso é realmente o suficiente? Nos processos de coaching ouvimos o coachee (com certa frequência) dizer que é realizado, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal, mas que não está feliz, que falta algo na sua vida... Só não sabe o quê. O que falta é justamente descobrir qual seria o seu limite e buscar ir em direção a esse limite, seja lá em qual setor da vida. Ter uma meta e buscar alcançá-la é algo que nos faz acordar de manhã com forças para enfrentarmos nosso dia de peito aberto, nos faz evoluir e nos tornarmos alguém melhor do que já somos.

E então? Você está na sua zona de conforto, descontente? Que tal buscar seu melhor, se desenvolver... SE SUPERAR?


Ps: Para ilustrar esse texto, deixo para vocês um vídeo do Ayrton Senna que mostra (além de sua mágica atrás dos volantes) esse desejo de sempre buscar ser melhor do que é hoje, de sempre se superar - Lap of Life (YouTube).


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.