Como psicóloga, utilizo a abordagem chamada Psicodrama, criada pelo autor Jacob Levy Moreno, que é também o criador dessa forma de medição das relações. A Sociometria revela a estrutura psicológica das interações entre as pessoas, ou seja, a repulsa ou atração que ocorre entre os indivíduos. Para que você possa compreender um pouco melhor a metodologia, vou exemplificar com algo bastante atual e recorrente em nossas vidas: as redes sociais. É possível perceber claramente essa análise.

Podemos tomar como exemplo o Facebook, mídia social que congrega usuários de todo o mundo. No perfil da pessoa é possível constatar a sua trajetória profissional, acadêmica e pessoal. Também se descobre quais grupos participa, sejam familiares, profissionais ou de interesses afins. Podemos ter acesso aos locais frequentados, livros, filmes e músicas preferidos, bem como as atividades de lazer e quais esportes pratica.
Transforme sonhos em realidade

Os perfis revelam quem são os seus melhores amigos, familiares ou apenas conhecidos. Nesse agrupamento é possível reconhecer a sociometria, chamada por Moreno de medidora das relações entre pessoas. Na época em que o Psicodrama foi criado, a medição era feita de maneira bem diferente, era avaliada por meio da distância física ou da repulsa. Hoje em dia, observamos esta medição através dos grupos participantes, dos números de curtidas e comentários nas mídias sociais. Através da técnica, percebe-se afinidades ou diferenças entre diversos grupos e em vários contextos. Por exemplo, nas escolas (Psicodrama Escolar), empresas (Psicodrama Organizacional), ou até mesmo em famílias, casais e irmãos (Psicodrama Psicoterapêutico).

Por meio da mediação de um Psicodramatista especialista, torna-se possível a promoção de uma reaproximação, reconciliação ou até mesmo a resolução de conflitos interpessoais e falhas de comunicações entre os envolvidos. Segundo o pesquisador J.L. Pio Abreu, o teste de Sociometria permite: "Uma rápida visualização das lideranças informais, estrutura e hierarquia do grupo, da existência de subgrupos, assim como a detecção de questões surgidas nas relações, entre os membros. Claramente, percebe-se o papel que cada indivíduo desempenha no grupo, estes, são alguns deles: rejeitados, isolados, controversos, incoerentes, sabotadores, excluídos, admirados, atraídos, e outros."

Portanto, um profissional da psicologia especialista em Psicodrama, pode ser de grande auxílio, no que diz respeito à resolução de conflitos interpessoais, em grupos diversos, promovendo a saúde das relações, através de relacionamentos saudáveis e verdadeiros. Realizando uma análise sociométrica, por meio da utilização das técnicas Psicodramáticas e mediando as relações em prol da saúde das relações.



Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade da autora identificada abaixo.