Sobre os ombros de gigantes
O tema deste artigo está relacionado à frase que foi selecionada pelo Google Acadêmico para ficar de referência quando se entra no portal em busca de uma pesquisa. 

Mas, de onde veio este termo, e qual é a interpretação?

Sabe-se que esta expressão ficou famosa quando perguntaram para Isaac Newton de onde vinha tanto conhecimento e criatividade, a resposta dele foi incrível: "Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”

Isso nos mostra a importância de buscar conhecimentos do passado, pois o que vivemos vai interferir de alguma forma no presente. Logo, deve-se pesquisar e estudar o que existe de informação para entender o momento atual, considerando um passado vivo, que está presente em nós, de tal maneira que sabendo lidar e principalmente aprender com os fatos e acontecimentos nos ajuda a ser melhores.

O conhecimento refere-se a todo e qualquer fato ou informação em período de tempo anterior e no presente, sendo objeto da história, então devemos compartilhar os estudos e ideias para ter um bom presente e um futuro melhor.

Quando se tem objetivos e interesses em comum, o compartilhar conhecimento se torna indispensável para estimular o processo de aprendizagem e beneficiar todas as pessoas envolvidas. Além disso, é ressaltado que quando existe o compartilhamento de conhecimento, a resolução de problemas e a maximização de resultados positivos acontecem.

O que acontece é que muitas pessoas sabem muito sobre determinado assunto, ou por estudos ou experiência e guardam estas informações. Porém, para terem adquirido este conhecimento, tiveram alguém que compartilhou algo a respeito, então por que também não se pode repassar esse conhecimento para as outras pessoas? 

Quando você morrer para quem vai ficar seu conhecimento? Então compartilhe para que as pessoas possam sempre ir absorvendo e acrescentando algo sobre determinado assunto. 

Desta forma, o mundo irá evoluir e criar um crescimento intelectual maior.

Apesar de algumas pessoas dizerem que não tem o que compartilhar ou pouco conseguem, todos nós temos algo bom para transmitir, desde pequenos aprendizados do dia a dia ou cursos, estudos e treinamentos.

Portanto, compartilhe o que você aprendeu, se apoie em ombros de gigantes e leve o melhor para a vida. Exponha sobre suas opiniões, se abra com as pessoas e com o mundo, e não deixe de compartilhar o conhecimento.
 


Informamos que esse texto é de inteira responsabilidade do autor identificado abaixo.