Chefe pela primeira vez: Veja lições que você precisa aprender para ser um bom líder

Se você acredita que ser líder é algo nato, saiba que a liderança está muito mais associada à aprendizagem do que ao talento pessoal. Portanto, ampliar seus conhecimentos e experiências é essencial, se você deseja ocupar um cargo de comando.

“Há pessoas que têm carisma e atraem outras com facilidade para junto de si”, afirma a publicitária Erika Knoblauch. “Ainda assim, há muito a aprender para ajudar seus integrantes a crescer e trazer resultados efetivos para o grupo”, diz. Membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas, Erika defende que a liderança é uma característica que se desenvolve. Exercitar o bom humor e desenvolver o relacionamento interpessoal são algumas das sugestões de especialistas em gestão. “Cumprimente as pessoas, interesse-se pelo que são, fazem e querem”, exemplifica Erika.

O diretor-executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching Mike Martins, sugere exercitar a liderança. “Se você ainda não está no mercado de trabalho, procure atividades voluntárias e grupos de estudo para praticar.” O médico Jô Furlan, pesquisador na área de Neurociência do Comportamento e autor do Programa Internacional de Desenvolvimento de Liderança Comportamental, lembra que muitos líderes buscam apenas o status e o salário da função. “Eles se esquecem da dedicação e da responsabilidade que a função exige”. Para Furlan, um bom líder deve ser um modelo para sua equipe, assim como ele deve ter alguém em quem se espelhar.

Navegue pelas abas abaixo e conheça as características básicas de um líder eficiente: Aparência: A forma como você se veste não pode, em hipótese alguma, ser motivo de piada. Isso comprometeria sua liderança. “Mulheres não podem usar blusas de barriga de fora ou roupas justas”, diz Erika Knoblauch, membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas.

“Cores extravagantes ou de muito brilho em ambiente corporativo também costumam não combinar”. Para os homens, é preciso cautela com roupas muito informais. “Na dúvida, opte pelo formal, pois dá menos margem ao erro”.

Não Centralize

É fundamental conhecer sua equipe para definir as funções de cada um. E para que o líder conquiste e mantenha o respeito, essa distribuição de tarefas deve ser feita de acordo com o estágio de maturidade de seu liderado. Não basta simplesmente largar uma determinada tarefa nas mãos de um colaborador. “Ficar atento ao momento de oferecer novos desafios é uma das principais qualidades de um bom líder”, diz Erika.

Amizades

O comportamento com amigos que convivem em um ambiente de trabalho é delicado e requer posicionamento claro entre as partes. “O amigo liderado não pode dirigir-se ao líder de maneira informal”, diz Mike Martins, diretor Executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching. “É preciso muita atenção para não confundir a relação pessoal com a profissional”, explica Martins.

Happy Hour

Receber convites para “happy hours” ou festas é uma forma de estreitar relacionamentos. Aceitar é facultativo, dar uma resposta é mandatório. “Se aceitar, sua postura e fala serão observadas. Por isso, buscar pela moderação é sempre um bom caminho”, diz Erika Knoblauch.

“Atenção às bebidas alcoólicas, aos trajes e conteúdos das conversas”. Para Mike Martins, o convite só é irrecusável se for da diretoria. “Pode ser uma boa oportunidade para realizar seu marketing pessoal. Caso contrário, negue, com um bom argumento.”

Redes Sociais

Evite assuntos polêmicos, opiniões radicais e fotos inadequadas nas redes sociais. Nunca faça apologias. “Utilize este espaço para promover seus talentos”, diz Mike Martins. Lembre-se: você poderá ser visto e lido pelos seus colaboradores, pares e seus líderes.

+1
share

Comente

SLAC Coaching na Internet   /   veja mais

Contato / Te ligamos

De segunda a sexta
9:00 - 18:00

+55 (11) 3670-1770

info@slacoaching.org

Av. Francisco Matarazzo
1400 - SP

Sociedade Latino Americana de Coaching

+55 (11) 3670-1770
info@slacoaching.org

São Paulo - Brasil
Centro de Treinamento
Av. Francisco Matarazzo, 1.350
Água Branca - Cep: 05001-100
São Paulo - Brasil
Sede Administrativa
Av. Francisco Matarazzo, 1.400
Água Branca - Cep: 05001-100
CNPJ: 15.229.739/0001-47
Santiago - Chile
Oficina
Suecia 42, Oficina 02
Teléfono: +56 2 2632 5042
Lima - Peru
Oficina
Plaza Ricardo Palma 107 - San Borja
Teléfono: +51 980 037 494
Cartagena - Colômbia
Oficina
Cr 3 6A Esq. Ed. Jasban 407 - B/Grande
Teléfono: +57 5 655 03 01

Conteúdo Registrado ®
Todos os Direitos Reservados
Cópia Proibida.